Pergunta:

Oi Su; Estou passando por uma situação a qual não sei oq fazer! Tenho uma amiga,que de certa forma posso dizer que é minha melhor amiga (ou talvez até até única, na vdd), a conheci na igreja, e de uns tempos elafoi p outra igreja, depois se afastou, acabou que agora está na mesma que eu! Fico Muito feliz em te-la agro bem mais perto de mim, ela costuma dizer que admira muito o meu jeito de ser, e que eu a ajudo a beça as vezes mesmo até sem dizer nada. Ela é um amor! Mas a questão é a seguinte: ela namora um garoto que quando se conheceram ele era bem “do mundo”, agra ele temse esforçado para participar das coisas da igreja conosco e tal, está até se preparando para o batismo, mas eu sei que tem muitas coisas e costumes que fazem com que ele não esteja nem perto do ponto de se batizar, ele ainda não conhece o evangelho a esse nível, e o batismo dele parece que tem sid mais para agrada-la do que por Jesus, fora algumas manias e costumes que ele ainda não abriu mão, confesso que acho que as coisas estão indo um pouco rápido demais mas nao sei se devo ou nao falar alguma coisa ou como falar. Outra coisa é o relacionamento deles, de vez em quando em meio a conversas fico sabendo que eles meio que “avançaram” o sinal ,mas sempre ignoro essa parte e sigo em frente, mas por vezes, parece que alguma coisa me incomoda e me diz que eu deveria falar alguma coisa, mas nunca sei como agir. Eles são maravilhosos e gosto a beça dos dois, são muito especiais, mas por vezes fico meio sem graça perto deles também porque são muito agarrados no outro, eles vivem de abraços e beijos e não importa o lugar ou quem está perto. Da mesma forma que ficam abraçados bem agarrados na rua, eles também ficam na igreja, na frente sa liderança e tal. Não sei como agir ou pq eu faço, Como disse as vezes sinto que eu tinha que falar alguma coisa, mas temo perder a amizade deles ou faze-los achar que eu os estou julgando. O que eu faço, Su? L.

Resposta da Sú:

Hello, L.! De fato, é uma situação difícil, amiga! Na verdade, são duas situações diferentes.

A primeira é em relação à maturidade espiritual desse garoto. Em minha opinião, se ele está frequentando a igreja e recebendo acompanhamento da liderança, é melhor você deixar que os líderes atentem para essas questões. Aliás, se você olhar na Bíblia (no livro de Atos, por exemplo), vai ver que as pessoas eram batizadas logo depois que aceitavam Jesus como Salvador, ou seja, quando ainda não tinham mudado comportamentos e, geralmente, quando não sabiam uma porção de coisas sobre a vida com Cristo. Com o tempo, a igreja foi mudando as regras a esse respeito por vários motivos (alguns deles muito válidos). Mas, o importante é lembrar que, se esse garoto aceitou a Cristo, ele pode ser batizado, sim. E, se ele está fazendo isso em função da sua amiga, é um assunto que ele vai ter que resolver com Deus. Portanto, a melhor coisa que você pode fazer é orar bastante por ele e pedir que Deus fortaleça a fé e a compreensão dele sobre as coisas espirituais. Nossas orações por nossos irmãos em Cristo fazem uma diferença muito grande!

A segunda situação é mais complicada. A meu ver, se surgir o assunto entre você e sua amiga, não tem nada de errado em você fazer algumas perguntas, com muito jeitinho e sem condenar ou passar sermão. Por exemplo: Se ela lhe contar que fez X, Y ou Z com o namorado, você pode perguntar: “Você tem conversado com Deus sobre isso? Sua consciência está tranquila? Você acha que essa é a melhor forma de vocês agradarem ao Senhor com seu relacionamento?”. Não dê respostas para ela, apenas compartilhe numa boa suas dúvidas a esse respeito. Você pode até dizer algo do tipo: “Olha, às vezes eu não sei muito bem o que pensar sobre essas coisas. De repente nós duas podemos orar juntas todos os dias e pedir orientação de Deus”. Aliás, de novo, essa é a melhor coisa que você pode fazer: orar com sua amiga e por ela. Se você notar qualquer reação negativa dela em relação a essas questões, não force a barra. Apenas diga que você está orando e pedindo sabedoria de Deus, pois você a ama como irmã e quer que ela receba tudo de bom que Deus reservou para ela.

Antes de dizer qualquer coisa, fale bastante com Deus. Peça para ele dar clareza para você e paz o seu coração sobre essas questões. Se sua amiga perceber que você está falando porque a ama e se preocupa com ela, existe maior probabilidade de ela ser receptiva. Portanto, peça para Deus dar a atitude certa para você.

E, sempre que quiser trocar uma ideia, passe aqui. Estamos à disposição!

 

Kisses,

Su