Pergunta:

Oi Su! Estou achando muito legal que voce está disposta a conversar comigo. Eu li sua ultima resposta e no inicio eu não entendi muito bem aquilo de conversar com Deus, como é que dá para conversar com alguém que a gente não vê nem ouve? Mas uma coisa que você escreveu eu notei, que não existe mais castigo depois que Jesus veio, verdade? Que o que acontece é a consequência dos nossos atos, então não é Deus que está me castigando. Essa ideia de que Deus castiga é muito botada na cabeça da gente pelos pastores e o pessoal da minha família acredita nisso. O resultado é que muita gente acaba se afastando da religião, achando que Deus só vai castigar. Aí depois que eu pensei nisso me bateu uma paz interior, e eu comecei a ver que tudo é consequência do que a gente faz, e eu já fiz muita coisa errada. Eu comecei também a ver o lado do pessoal da família, eles tem a cabeça deles, e coisa que é normal para mim não é normal para eles. Aqui na casa da tia não é a minha casa e ela nem tem obrigação em me receber, então eu não posso querer ser tratada do jeito que eu quiser. Você acha que eu devo falar para o pessoal aqui que Deus não castiga, e que eles pensam que estão me castigando? Será que a tia vai entender? Muito legal conversar com voce, hoje eu estou me sentindo tão leve que até fiz o serviço feliz. Só me chateia é o meu priminho filho da minha tia que gosta de me botar de saia justa rs. Ele fica me fazendo pergunta e eu vou pedir sugestão a você do que eu devo responder: – Me conta o que você aprontou na sua casa para vir parar aqui – Porque você tem que fica descalça quando tá trabalhando? – Se não fizer o serviço direito voce vai pro tronco? Quanta pergunta kkkk. Obrigada por tudo! T.

Resposta da Sú:

Hello, T.! Também ficou feliz de conversar com você!
É verdade que, no começo, essa história de conversar com Deus parece meio estranha. Mas, se você pensar com calma, vai quer que a gente sabe que uma porção de coisas existe, mesmo que não consiga enxergá-las. Por exemplo, a gente não vê sentimentos, mas eles com certeza existem. A gente não vê o ar que respira, mas não poderia viver sem ele. E a gente não vê o vento, mas sente quando ele sopra e vê quando ele move as árvores, as roupas no varal, etc.

Então, embora a gente não veja Deus, pode falar com ele porque ele existe. A gente precisa dele para viver de verdade e, se prestar atenção, começar a ver Deus agir em nossa vida e em nossas circunstâncias. Legal isso, não?
Quanto a conversar com o pessoal da sua família sobre o perdão de Deus e essa questão de castigo, eu acho melhor você deixar quieto por enquanto. Espere até a sua situação mudar e as coisas se acalmarem. À medida que você se relacionar de um jeito cada vez mais próximo com Deus, ele pode mostrar a melhor hora e a melhor forma de conversar com sua família sobre esse assunto (e muitos outros).

E, quanto às perguntas do seu priminho, eu sugiro que você dê a mesma resposta para todas elas: “Olha essa é uma questão minha, e não quero conversar isso com você. Se quiser, podemos falar de outro assunto”. E só. Seja educada e gentil, mas direta e clara. Você não precisa dar satisfação para ele 🙂
Que Deus continue a ajudar você nesse tempo de muitos aprendizados e lhe dê a certeza da presença, do carinho e do cuidado dele por você.
Até a próxima!

Kisses,

Su

Envie também sua pergunta para a Su!

Para enviar uma pergunta para a Su é só preencher o formulário. Fique tranquila! Não revelaremos o seu nome ou e-mail.