Hello, P.! Puxa vida, amiga, imagino como essa situação está deixando você angustiada e confusa! Pelo que você descreve, a verdade é que esse rapaz não sabe muito bem o que ele quer da vida. Se você continuar tentando se relacionar com ele nesses termos, existe a grande possibilidade de você acabar se magoando ainda mais. Não acho que você esteja forçando e não vejo motivo para se sentir culpada, mas isso não significa que dá para continuar desse jeito.
Meu conselho é que você aperte o botão de “pausa” e fique bem quietinha no seu canto. Não envie mais mensagens para ele, não fique acompanhando nas redes sociais nem falando sobre ele com outras pessoas. Se ele escrever para você, responda apenas com o básico e não fique puxando conversa (sim, eu sei que é difícil, mas com a ajuda de Deus é possível!). Faça uma espécie de “voto de silêncio” a esse respeito até que Deus comece a lhe dar um pouco mais de clareza sobre a situação. Se alguma de suas amigas ou alguém da igreja vier lhe falar dele, diga que você fez um voto diante de Deus de não tocar nesse assunto por enquanto. Isso ajuda muuuuuito a evitar interferências externas, como essas que aconteceram antes de ele ir embora. Quanto mais pessoas envolvidas, mais complicadas ficam as coisas. O silêncio cria uma situação mais apropriada para você ouvir o que Deus tem a dizer sobre esse assunto.
E, acima de tudo, confie na bondade e no amor de Deus por você. Como eu sempre digo, pois tenho convicção disso, Deus já escreveu todos os dias de sua vida. Se o relacionamento com esse rapaz faz parte dessa história, Deus vai providenciar para que as coisas aconteçam no tempo e do jeito certo, naturalmente. Você não precisa se angustiar nem ficar com medo de “perder” a pessoa. Quando estamos andando com Deus, ele conduz as coisas para que elas aconteçam como ele quer e nos mostra a próxima página de nossa história, o próximo passo de nossa jornada. Confie nisso! Peça para ele lhe dar sabedoria, clareza e muita calma e paciência e descanse na graça e na paz que ele dá!
E, sempre que quiser conversar, estamos aqui!
Kisses,
Su