Hello, L.! Sem dúvida, não é um momento fácil para encontrar emprego, ou mesmo trabalhos avulsos. Admiro sua iniciativa de buscar algo em sua área e, também, alternativas.
Quanto a esse serviço que você está prestando, gostaria de convidar você para que pensemos juntas em alguns pontos.
1. Um perfil fake, como o nome diz, é algo falso, não verdadeiro. Em outras palavras, fake é uma forma legal de dizer “de mentira”. Se você inventa um perfil qualquer, sem usar foto (ou usando uma foto sua), isso não é crime. Mas, se você usa o nome e/ou a foto de outra pessoa, é crime de falsidade ideológica, ou seja, você está falsificando sua identidade e está sujeita a penalidades da lei. Esse é o aspecto jurídico da questão.
2. Da perspectiva de nosso relacionamento com Jesus, somos chamadas sempre a ser o mais autênticas o possível em todas as coisas, afinal, Jesus é o Caminho, a Verdade e a Vida, ou seja, seguir Jesus significa andar por um caminho reto, sem falsidade e que conduz a uma vida genuína. Se você refletir com calma, vai perceber que um perfil fake, pois mais inofensivo que pareça, é um tanto incompatível com essa busca por autenticidade. Em última análise, o objetivo de um perfil desse tipo é enganar outra pessoa (mesmo que seja por um bom motivo, como proteger sua identidade verdadeira).
3. Embora você não diga nada de errado nesses testes, o que essas namoradas estão pedindo é que você engane o namorado delas, que procure pegá-los em uma armadilha. Além disso, quem recorre a esse tipo de serviço mostra logo de cara que está em um relacionamento distorcido, pois um namoro legal, que se desenvolveu a partir de uma longa amizade, se fundamenta em confiança. Portanto, minha impressão é de que, em certo sentido, esse tipo de serviço de “testagem” na verdade não ajuda em nada, pois só está alimentando um relacionamento de desconfiança, que não tem os fundamentos necessários para se desenvolver bem de jeito nenhum, mesmo que o namorado passe no teste.
4. Só porque outra pessoa pediu para você fazer algo, não significa que é certo. A escolha de participar desse engano é sua. A namorada é responsável, mas você também é. E, só porque algo é temporário, também não significa que é ‘menos pior’, kkk.
Minha sugestão, portanto, é que você coloque tudo isso diante de Deus, com a mente e o coração bem abertos para a direção do Espírito. Peça para ele mostrar para você se esse é o melhor caminho nesse momento. Conte para ele sua necessidade de ter trabalho remunerado e peça que ele providencie algo que você possa fazer com a consciência 100% tranquila. Leve essa questão, também, para sua igreja. Quem sabe alguém de lá tem algum serviço temporário que você possa realizar.
Que Deus ajude você a entender os planos e propósitos dele para sua vida hoje. Que ele mostre claramente o caminho que ele preparou para você. E que ele ajude você a confiar na bondade e na provisão dele! (Sim, todas essas coisas são difíceis, por isso a gente não as faz com nossas próprias forças, mas com auxílio do Espírito!).
Até a próxima!
Kisses,
Su