Pergunta:

Resposta da Sú:

Hello, M.! Concordo plenamente, e sei por experiência própria, que é mesmo muuuito difícil ser jovem cristã em nossos dias. Entendo sua vontade de ir a festas (minha mãe também me proibia e eu ficava super triste), mas também entendo o lado de sua mãe. Eu sei que você não pretende beber nem fazer nada de errado se for a uma festa, mas talvez sua mãe ache que ainda é meio cedo para você ser exposta a essas coisas. E, acredite, por mais que a gente diga que não vai fazer X ou Y, na hora H, com amigos pressionando, é bem difícil resistir! É possível que sua mãe esteja tentando proteger e poupar você de situações das quais vai ser complicado você sair.

A meu ver, seria legal você tentar manter o diálogo com ela a esse respeito e continuar demonstrando maturidade e serenidade. Posso lhe garantir que, quanto mais você insistir, bater o pé e exigir liberdades, mais difícil será consegui-las. Apresente seus desejos para Deus e fique atenta, pois ele pode abrir portas surpreendentes e/ou pode ir mudando esse sentimento de frustração em seu coração.

Por fim, acho que a gente precisa entender que não é bem o caso de que “cristão não pode fazer um monte de coisa”. A gente escolhe não fazer algumas coisas porque sabe que, no fim das contas, não vão ser legais para nós. Deus não é um estraga-prazer, que quer  ver a gente trancada dentro de casa sempre triste e de cara feia. Ele é um Deus de alegria, que quer nos ajudar a encontrar prazeres saudáveis, que darão felicidade verdadeira e não trarão consequências difíceis depois.

Concordo que andar com Cristo não é fácil, mas tenho experimentado em minha vida que não é, de maneira alguma, uma vida triste e chata. Sempre que bater a vontade de fazer algo que seus pais não deixam, ou algo que Deus nos instruiu a não fazer (conforme a Bíblia, e não só conforme regras humanas) – peça socorro para Deus. Jesus foi adolescente e ele sabe da sua dificuldade (aposto como ele também ficou frustrado de não poder ir a festas! :)) e quer ajuda você a passar por ela!

Com o tempo, você vai notar que essas questões vão ficando menos complicadas, e que Deus vai nos mostrando formas bem legais de nos divertirmos com os amigos e aproveitarmos bem  a vida – de verdade!

Até a próxima, amiga!

Kisses,
Su