Pergunta:

Resposta da Sú:

Hello, G.! Muito bom falar com você também. E gostei bastante da sua pergunta.

É importante lembrar que, infelizmente, nem todos os conceitos que circulam nos meios evangélicos são verdadeiros. Por isso nosso ponto de referência deve ser sempre o que Deus nos diz na Bíblia. O versículo-chave a esse respeito é Efésios 4.26-27. A Nova Versão Internacional diz assim: “‘Quando vocês ficarem irados, não pequem’. Apaziguem a sua ira antes que o sol se ponha, e não deem lugar ao diabo”. A Nova Versão Transformadora também ajuda a entender a ideia: “ E ‘não pequem ao permitir que a ira os controle’. Acalmem a ira antes que o sol se ponha, pois ela cria oportunidades para o diabo”. Esses versículos são baseados em Salmos 4.4, que diz: “Não pequem ao permitir que a ira os controle; reflitam durante a noite e permaneçam em silêncio”.

Portanto, a Bíblia não diz que a ira é pecado. De fato, Deus se ira com a maldade, com a injustiça e com todos os males que o pecado trouxe para dentro do mundo. A ira de Deus é justa e santa.

A advertência da Bíblia é para que nossa ira seja semelhante à de Deus – voltada contra o mal e contra o pecado. Além disso, a instrução é para que não deixemos a ira tomar conta, subir à cabeça, se transformar em rancor ou desejo de vingança. Em outras palavras, se algo ou alguém nos deixou iradas, devemos levar essa questão para Deus e, dentro do que estiver ao nosso alcance, procurar resolvê-la o mais rápido possível (“antes que o sol se ponha”). Precisamos ficar atentas, ainda, para o que causa nossa ira. Será que ficamos iradas com coisas que desagradam a Deus, ou ficamos raiva quando algo apenas nos desagrada ou fere nosso ego?

Qualquer que seja o motivo, a ira não precisa se transformar em pecado. Ela só será pecaminosa se a alimentarmos e a deixarmos correr solta. Isso dará oportunidade para que o diabo encha nosso coração de amargura, de raiva e de falta de confiança em Deus.

Portanto, quando sentir-se irada, apresente esse sentimento para Deus sem culpa, pedindo apenas que ele lhe mostre como lidar com a ira de uma forma santa, conforme o coração dele. Deus pode usar nossa ira justa para que lutemos contra o mal. Por exemplo: você pode ficar irada com as injustiças sociais de nosso país e, em vez de alimentar ódio dos políticos corruptos, pode canalizar sua energia para um trabalho social em seu bairro ou sua cidade. Nesse caso, a ira serve de impulso para o bem, devidamente guiado por Deus.

Até a próxima, amiga!

 

Kisses,

Su

Envie também sua pergunta para a Su!

Para enviar uma pergunta para a Su é só preencher o formulário. Fique tranquila! Não revelaremos o seu nome ou e-mail.