Hello, V.! Fique tranquila. Estamos aqui pra conversar 🙂
Primeiramente, a meu ver, exista algo bastante problemático nessa dinâmica familiar com sua irmã. Minha impressão é de que a família se deixa dominar por ela, a ponto de você nem assumir seu namoro. Tem algo de muito errado nessa história, amiga. Eu convivi por muitos anos com pessoas narcisistas e controladoras, e a verdade é que quanto mais você faz as coisas para “acalmar” a pessoa ou evitar conflitos, mais você está alimentando os problemas dessa pessoa. O ideal é que você viva sua vida com sabedoria, prudência, direção de Deus – mas com liberdade, e não em função de outra pessoa. Isso sim, é tóxico! Em minha opinião, você e sua mãe fariam bem em procurar ajuda psicológica profissional para entender a melhor maneira de lidar com sua irmã sem deixar que ela controle vocês desse jeito.
Segundo, não acho justo avaliar as conversas que você tem com seu namorado se você só manda o print daquilo que ele diz, e não do que você diz.
Minha impressão, porém, é de que vocês estão precisando conversar mais pessoalmente, com calma e clareza. Para melhorar essa comunicação, recomendo que vocês dois leiam este livro bem útil:
Ele é para casados, mas também ajuda bastante no namoro.
Especificamente quanto à questão da aliança, você usou uma expressão que é mortal para a comunicação em qualquer relacionamento: “Dar indiretas”. Essa é uma péssima forma de se comunicar, e gera exatamente esse tipo de conflito que aconteceu. Teria sido bem mais produtivo se você tivesse dito para ele o que disse para mim: que, para você, esse lance de usar aliança é importante, que você queria usar ao voltar pra faculdade, que você está se sentindo insegura no relacionamento e, por isso, talvez precise de um símbolo físico/palpável de compromisso. Em vez disso, você deu indiretas, fez brincadeiras e, depois, ficou chateada porque ele não reagiu bem. Seu namorado percebeu que não foi só brincadeira, que era algo mais que isso. Minha impressão é de que ele gostaria que você tivesse sido mais direta logo de cara. Não estou dizendo que alguém é “culpado” nessa situação, mas apenas que vocês dois precisam aprender juntos a ser mais abertos e dizer exatamente o que estão pensando, com muito jeito, respeito, mas sem rodeios. Isso leva tempo, exige esforço e compromisso das duas partes. Namoro é trabalho pesado! kkk
Converse com ele sobre isso pessoalmente, numa boa, dizendo que você gostaria de aprender a se comunicar melhor. Proponha a leitura do livro que recomendei. Minha impressão é de essas interações desencontradas estão desgastando vocês.
Além do mais, essa situação com sua família não está ajudando em nada. Para esse relacionamento ter futuro, você vai precisar assumi-lo (ou você pretende casar escondido de sua irmã também?). Eu sei que as coisas são sempre mais complexas do que parecem para quem está vendo de fora. Ainda assim, acho que vale a pena refletir seriamente sobre o rumo que você quer dar para seus relacionamentos familiares e de namoro. Mais importante: fale com Deus (sim, eu insisto nessa questão, pois é o que faz toda a diferença em todos os relacionamentos). Ele nos dá sabedoria e clareza que não conseguimos ter por nossa própria conta. Pense nisso! E, sempre que quiser conversar, estamos aqui!
Kisses,
Su