Pergunta:

Resposta da Sú:

Hello, E.! Entendo sua dúvida, amiga. Para começar, é importante você saber que existe uma diferença entre disciplina e castigo. A disciplina é uma forma de nossos pais nos orientarem para o bem, de mostrarem (por meio de instruções claras e de consequências) como viver de uma forma que demonstre amor a Deus, a nós mesmos e às pessoas ao nosso redor. Na verdadeira disciplina, podem acontecer algumas restrições, sim. Por exemplo, se você usou suas redes sociais para destruir alguém, seus pais podem escolher tirar seu celular por um mês e lhe explicar como você pode agir de forma diferente no futuro. Isso é uma disciplina. Castigo seria seus pais sim

plesmente baterem em você (ou mandarem você ficar de cara para a parede), tirarem seu celular e não devolverem mais. Se você foi a uma festa e voltou completamente bêbada, chapada, etc., seus pais podem, sim, proibi-la de sair de casa (exceto para ir à escola) ou de ir a outras festas por um tempo, explicando que essa é a consequência de você não ter se mostrado responsável e madura o suficiente para ter liberdade de ir onde quiser, quando quiser. Quando nós fazemos mal uso de nossa liberdade, a boa disciplina nos ensina a usá-la de forma correta da próxima vez.

Castigo é algo diferente. Muitas vezes, é uma forma de os pais descarregarem nos filhos a raiva e decepção que eles sentem. Disciplina são ações bem pensadas que os pais tomam para ajudar os filhos a viver melhor, com mais maturidade, segurança e integridade. Castigos podem ser ações violentas, proibidas por lei (por exemplo, castigo físico) que não trazem nenhum benefício para os filhos. A Bíblia instrui os pais a disciplinar os filhos com amor, e não a descarregar raiva neles e agredi-los.

Também existe uma diferença grande entre supervisionar e espionar. Supervisionar as redes sociais dos filhos, por exemplo, é uma forma de os pais identificarem se os filhos têm maturidade para interagir com outros online. Se você posta fotos eróticas, se você fala um monte de besteiras nas redes sociais, se você agride outros com comentários maldosos, tudo isso é sinal claro de que você ainda tem muita coisa para aprender e, portanto, precisa de orientação e supervisão de seus pais. Eles têm a responsabilidade de observar como você está se comportando online e de ajudar você a interagir civilizadamente com outros. Agora, espionar é simplesmente ficar fuçando na sua vida online sem orientar, sem mostrar o que você precisa fazer melhor, em que áreas precisa crescer – e sem ajudar você a buscar esse crescimento. Assim como castigar, espionar não serve para educar.

Pais que amam os filhos de verdade disciplinam e supervisionam, pois se preocupam e querem o bem deles. Isso não é invasão de privacidade, nem cárcere privado, nem nada disso. É só você pesquisar esses termos em um código penal e você vai ver que, ao contrário do que disse seu amigo, eles não se encaixam nessa situação.

O mais importante de tudo, amiga, é exista diálogo. Se você está descontente com o relacionamento com seus pais, é fundamental tentar conversar com eles, de um jeito calmo e respeitoso, para demonstrar que você tem maturidade e responsabilidade e, portanto, mostrar que você merece mais liberdade.

Converse com Deus sobre isso. Peça para ele dar sabedoria para você e para seus pais e ajudar vocês a conversarem de forma produtiva, com respeito mútuo. E, sempre que quiser trocar uma ideia, passe aqui.

Estamos à disposição!

Kisses,

Su

P.S.: Para saber mais sobre a questão de castigo físico, veja a conversa que tive com outra menina esses dias: https://www.faithgirlz.com.br/oi-su-eu-tinha-certeza-que-o-seu-blog-estava-com-algum-problema-tecnico-porque-voce-sempre-responde-ne-vou-mandar-de-novo-oi-su-deixa-eu-te-fazer-uma-pergunta-estava-rolando-uma-discussao-la-com/

Envie também sua pergunta para a Su!

Para enviar uma pergunta para a Su é só preencher o formulário. Fique tranquila! Não revelaremos o seu nome ou e-mail.