Pergunta:

Oi Su! Deixa eu te fazer uma pergunta sobre uma coisa que aconteceu. Estava rolando um papo lá na escola sobre tomar sol nas partes íntimas. É o seguinte, você fica de pernas pro ar uns 5 minutos no dia tomando sol naquela parte entre a vagina e o anus, que dizem que faz bem para a saúde e aumenta o tesão. Eu e uma colega resolvemos experimentar, fizemos assim e depois nos masturbamos para ver se era verdade. Depois chamamos mais duas colegas (irmãs) e ficamos nós quatro toda manhã no terraço da casa dessa colega tomando sol nas partes íntimas, e depois de uns dias parece que o tesão aumentou mesmo.
Mas aí o boato correu na escola, a mãe de uma das colegas ficou sabendo e contou para a minha mãe. Nós somos da igreja, aí fomos falar com o pastor, que disse que aquilo era pecado porque era um desrespeito com o corpo, e não devíamos mais fazer aquilo. A minha mãe ficou conversando com a mãe das minhas colegas e disse que ia pensar em uma disciplina para nós, e que como tinhamos pecado com o corpo, iamos pagar com o corpo. Aí na manhã seguinte a minha mãe me mandou botar o biquini, que eu ia para a praia, e fomos junto com as minhas colegas e a mãe delas. Lá elas mandaram nós 4 ficar deitada na areia com as pernas para o alto, e marcaram uma hora para a gente não sair da posição. Eu fiquei com dor nas costas e um pouco ardida, além do mico, tinha gente que passava e para uns a minha mãe disse que a gente estava fazendo um exercício, e para outros ela contou que a gente estava de castigo.
Depois o pessoal no geral achou muito justo o castigo, porque quem peca com o corpo deve pagar com o corpo, mas teve uns que acharam que o castigo devia ter sido em casa e não na praia. Eu fiquei meio na dúvida. Tomar sol nas partes intimas é pecado mesmo? Você achou que o castigo foi justo? E.

Resposta da Sú:

Hello, E.! Para começar, amiga, eu não acho que seja, primeiramente, uma questão de pecado. Na verdade, tem outras coisas envolvidas nessa história. Pense comigo:

1 – Eu sei que tooooodo mundo está falando sobre tomar sol no períneo. Só no TikTok tem uns milhões de coisas sobre isso! kkk A questão é que não existe NENHUMA base científica para a ideia de que aumenta o prazer. Em resumo: é mito. Talvez você sinta mais prazer ao se masturbar pelo simples fato de que essa era sua expectativa, ou porque ficar nua, exposta, acabou despertando mais desejo.

Agora existem MUITAS provas científicas de que tomar sol nas partes íntimas pode causar queimaduras, irritações, etc. Conclusão: É bobeira, pois não faz bem para a saúde de seu corpo e, ainda por cima, pode fazer mal. A meu ver, portanto, não é pecado. É simplesmente falta de cuidado. É como não se hidratar devidamente em um dia quente, por exemplo.

2 – Se você tomou sol em um terraço que ninguém podia ver, ok. Ficar nua em um espaço privado, que não exponha você para outros, geralmente não é problema. É como tirar a roupa no seu quarto (com a janela fechada, é claro, rsrs) ou no banheiro. Agora, se era um lugar visível para outros, aí já é um tanto problemático, não é mesmo? Afinal, nosso corpo foi criado por Deus com muuuuuito amor e carinho. Não é algo para a gente exibir pra qualquer um.

3 – Em minha opinião, isso NÃO era assunto para levar para o pastor. A liderança da sua igreja não precisa ficar sabendo de tudo o que acontece na sua vida. Isso é uma invasão de privacidade. E, também em minha opinião, esse foi um castigo esquisito. A verdadeira disciplina, quando aplicada com amor, é para nos ajudar a aprender e a melhorar. Não é para humilhar. E não precisa ter relação direta com o suposto pecado. Se sua mãe queria disciplinar você, poderia ter conversado sobre o assunto e tirado seu celular por X dias, por exemplo.

4 – Dito isso, é super importante você entender que sua mãe provavelmente agiu por preocupação e por amor. Qualquer que tenha sido a motivação dela, Deus nos chama a perdoar aqueles que nos humilham ou ofendem, assim como Deus nos perdoa, nos ama e nos acolhe. Portanto, amiga, peça ajuda de Deus para perdoar sua mãe e procure conversar com ela sobre essa situação.

E, para terminar, lembre-se de que Deus está profundamente interessado em ter um relacionamento com você. Mesmo que nosso comportamento às vezes dê umas escorregadas e a gente faça coisas não muito legais (tipo, tomar sol no períneo), Deus nos ama, nos aceita e nos acolhe. Converse sempre com ele. Peça para ele ajudar você a ter uma amizade cada vez mais chegada com ele. Quanto maior for sua intimidade com Deus, melhor você vai entender o que alegra o coração dele!

E, sempre que quiser conversar, estamos aqui!

Até a próxima!

Kisses,

Su

Ah, e siga a gente no Insta: @mundocristão
https://www.instagram.com/mundocristao/

Em breve, vai estar disponível um livro que eu escrevi para ajudar você e outras meninas a turbinar o relacionamento com Deus e entender o que ele quer para nós! Fique esperta!