Hello, E.! Muito triste isso que está acontecendo em sua casa, amiga. A Bíblia deixa claro em várias passagens que a responsabilidade de educar os filhos é dos pais. Isso significa que não tem essa de ficar perguntando para irmão que castigo deve dar para outro irmão. Também é errado ficar pedindo para um irmão “denunciar” o outro. Na verdade, em minha opinião, as consequências precisam ser tratadas separadamente com cada filho. Por exemplo, sua mãe pode dizer para você: “Olha, da próxima vez que você me desobedecer, vai ficar duas semanas sem celular”. E pode dizer para seu irmão: “Da próxima vez que você fizer algo que não deve, vai ficar duas semanas sem televisão”. A disciplina é definida antes, e é conservada entre pai/mãe e cada filho separadamente.
Infelizmente, isso que sua mãe está fazendo produz rivalidade, briga e conflito entre os irmãos. E a Bíblia diz que a gente deve sempre buscar a paz e a união dentro do lar.
Portanto, amiga, minha sugestão é que você converse sozinha com sua mãe. Fale com muito respeito e muita calma e explique para ela que esse sistema está fazendo mal o relacionamento entre os irmãos e, portanto, acaba prejudicando toda a família. Sugira para ela o que eu falei acima, de ela combinar uma disciplina separada com cada filho e com antecedência, para evitar isso que está acontecendo. Peça para ela fazer uma experiência por algumas semanas e ver o que acontece. Converse com ela, também, sobre essa questão de um irmão ficar entregando o outro. Isso também causa desunião e os pais não devem aceitar esse tipo de coisa.
Por fim, o mais importante. Converse com Deus sobre essa situação. Conte para ele o que está acontecendo e como você se sente com tudo isso. Peça para Deus iluminar a mente da sua mãe a fim de que ela use um sistema mais justo para educar vocês. Ore, também, para que Deus feche os ouvidos de sua mãe para pastores e líderes que dão conselhos ruins, que causam divisão e tumulto na família.
Deus tem grande preocupação com nossa família e gosta de nos ajudar no meio dessas complicações. Fale com ele e confie que ele responderá!
Até a próxima!
Kisses,
Su