Pergunta:

Oi Su, como vai?
Bom, eu não tenho novidades sobre a minha “situação” na igreja, mas eu pensei em desabafar novamente sobre como eu me sinto.
É q esses dias eu tava olhando minha vida na faculdade, e percebi que eu me sinto muito feliz e acolhida lá (mesmo que eu não fale com tanta gente ainda kkkkkk). Mas é que eu tenho minhas três amigas, e nós 4 estamos sempre juntas. E me conforta ver que eu tenho pessoas pra fazer trabalho, pra vivenciar o dia a dia, conversar sobre a vida e tudo mais. E tem uma professora q deu aula pra gente durante dois semestres, q ela é super legal, e eu e minhas amigas criamos um certo vínculo com ela, digamos assim. Ela sempre diz que é super fã da gente e ajuda muito a gente na faculdade. Enfim, aí no último dia de aula ela até chamou nós 4 pra almoçar com ela, conversamos bastante.
Enfim, eu tô dizendo tudo isso pq eu olho e vejo q na igreja eu não tenho nem 10% disso. Só que a faculdade é passageira, a igreja não é, não tem prazo. Só que lá eu não tenho um grupo ou alguém pra sentar perto, e como eu já disse antes, acabo evitando de participar de festas e alguns eventos, pq sei que vou ficar sozinha. E pensando nesse “amparo” que encontrei na professora (q inclusive é cristã, fiquei mt feliz de descobrir isso) eu não encontrei esse “amparo” na liderança dos jovens. Infelizmente, a líder têm os preferidos e deixa isso claro, não com palavras, mas é nítido nas ações sabe.
E bom, aquela menina q eu achava q seria minha amiga (a q ia embora junto comigo) realmente não foi mais ao culto da noite, e honestamente se ela for nesse próximo domingo (q só vai ter culto a noite) eu nem quero saber, pra mim a “amizade” já foi encerrada, e não quero fingir nada só por estar na igreja. Afinal, eu não fiz nada contra ela.
E bom, eu até tentei me aproximar de umas pessoas, mas parece q o esforço é só meu sabe, faz sentido isso? E recentemente chegou outra menina nova, e já observei q teve gente q acolheu ela. E eu me sinto meio palhaça nesses momentos kkkkkkk fico feliz que a menina foi acolhida, mas existe um sentimento de “por que eu não fui?”. Mas tudo bem.
E eu observei que eu me sinto como um personagem de série que chega tipo, na 12ª temporada e que está lá, mas ninguém da importância. Alguns personagens chegaram na mesma temporada que eu, ou até mesmo depois, mas se tornaram relevantes pra o público. enquanto que por algum motivo, eu faço parte daqueles personagens bem secundários. Enfim, não sei se tudo isso faz sentido, mas é um sentimento que me ocorreu nos últimos tempos. L.

Resposta da Sú:

Hello, L.! Tudo ok. Sempre legal encontrar você aqui 🙂 Lendo o que você relatou, estava pensando em como Deus é bom em prover aquilo de que precisamos de formas inesperadas. Deus está lhe dando comunidade e certa medida de companheirismo e até comunhão fora da igreja. Claro que a igreja seria o lugar ideal para que isso acontecesse, mas Deus não é impedido de agir por causa das atitudes de outros. Ele nos dá seus presentes de outras formas, de maneiras surpreendentes. Eu vejo nessas experiências na faculdade a mão bondosa de Deus suprindo para você. Quando vierem as perplexidades em relação à igreja, apegue-se a esses presentes e continue a agradecer por eles como você tem feito. Isso é muito positivo e saudável.

Gostei do que você escreveu sobre o personagem que chega na 12a temporada e fica em segundo plano. É exatamente assim que me senti em várias ocasiões. Uma coisa que tenho descoberto ao longo dos anos é que essa sensação de “despertencimento”, tipo, sentir-se meio “fora” em várias ocasiões, é uma oportunidade de buscarmos nosso verdadeiro pertencimento em Deus, no amor dele, na presença dele e de exercitar a confiança de que ele vai nos dar os relacionamentos de que precisamos. Bom demais isso, não é mesmo?

Muito obrigada por dividir seus pensamentos e mostrar o que Deus tem feito por você, mesmo em meio a tantos desafios e desconfortos em sua comunidade de fé. Que ele continue a trabalhar essa questão dentro de você!

Até a próxima!

Kisses,

Su

Envie também sua pergunta para a Su!

Para enviar uma pergunta para a Su é só preencher o formulário. Fique tranquila! Não revelaremos o seu nome ou e-mail.