Hello, C.! Quanto a seus horários, sugiro que você avalie os seguintes pontos:
1 – Será que vale a pena você perder horas de sono por causa de um programa? E se você dormisse uma hora mais cedo? Por vezes, essa dificuldade de estudar se deve, em parte, a não dormir tempo suficiente!
2 – Ou, se você é do tipo que pensa melhor à noite, e se você usasse o tempo de um dos programas para estudar durante uma hora? Eu sei que é difícil abrir mão de entretenimento para estudar, mas se você dividir seus estudos em períodos curtos (de uma hora, por exemplo) com intervalos de, digamos, ½ hora, pode ser que ajude.
3 – Você conversou com o professor da matéria que você está com dúvidas? Se não conversou, faça isso o quanto antes! Uma das grandes qualidades de bons alunos é a coragem de perguntar! Pedir explicações quando surgem dúvidas é sinal de maturidade e responsabilidade nos estudos.
4 – Lembre-se de que você está em fase de adaptação. É um novo momento em sua vida, e as coisas não vão ser assim para sempre. Não entre em pânico quanto à dificuldade de estudar. Isso só vai deixá-la mais travada. Procure na faculdade um professor, coordenador, orientador ou alguma outra pessoa equivalente – conte que você está tendo dificuldade de se organizar e de acompanhar o ritmo de estudos. Isso demonstrará que você é uma aluna interessada e que busca soluções assim que os problemas surgem, em vez de tentar resolver as coisas sozinha e depois quebrar a cara (rsrs). Essa qualidade de buscar conselho é importante para sua vida acadêmica e também será para sua vida profissional. Portanto, faça isso logo.
5 – Reserve alguns momentos no início e no fim do dia para simplesmente respirar, orar e se aquietar. Quinze minutos aqui e ali para sossegar os pensamentos com a ajuda de Deus também fazem diferença!
E não desista de pedir clareza, socorro e direção a Deus. Ele é o maior interessado em ajudá-la a se organizar e formar uma rotina que lhe dê tranquilidade (em vez de ansiedade). Confie que ele vai sustentá-la durante essa fase, e que ela terá fim!
Forças do Senhor para você, amiga. E até a próxima!
Kisses,
Su