Hello, L.! Sempre bom encontrar você por aqui 🙂
Eu li tudo o que você escreveu (nas outras perguntas também) e vou responder de uma vez aqui, para não precisar publicar os detalhes das outras conversas.
Quanto ao primeiro caso, acho que está cada vez mais claro que isso não é uma amizade verdadeira, não é mesmo? Falta reciprocidade e, portanto, a meu ver, não faz muito sentido gastar tempo e energia emocional para tentar manter contato. Se a pessoa reaparecer e quiser combinar algo, você pode recusar ou pode até se encontrar com ela, mas sem nenhuma expectativa de um relacionamento real. Eu entendo que você diz que não sabe direito como se sente a esse respeito. Se serve de consolo, eu também tenho alguns relacionamentos (ou “semi-relacionamentos”, kkk) que geram perplexidade e sentimentos confusos. Acho que isso é normal. O importante é a gente apresentar tudo isso para Deus, que conhece nossos sentimentos melhor do que nós, e pedir direção e paz dele para nosso universo interior.
E quanto à amizade da igreja, as mudanças provavelmente não são “coisa da sua cabeça”. Muitos relacionamentos mudam de aspecto e, se não há interesse de ambas as partes de cultivar uma boa amizade, é natural que ela se enfraqueça com o tempo. Minha sugestão nesse caso é que você continue a tratar bem essa pessoa e a interagir com ela de modo amigável e veja como as coisas se encaminham. Talvez ainda seja cedo demais para dizer como que essa outra amizade dela com a outra menina vai se desdobrar e que diferença efetiva isso vai fazer o relacionamento de vocês. De novo, creio que o melhor é continuar orando por essa pessoa e pela amizade e pedir clareza para Deus a esse respeito.
Outra coisa importante de entender é que na vida de todo mundo existe esse tipo de questão. Não é exclusividade sua, kkk. Não conclua, portanto, que há algo de errado com você nessas interações. Claro que a gente deve avaliar nossas atitudes e palavras, mas pode acontecer de estarmos fazendo tudo numa boa, com a melhor das intenções e, ainda assim, o relacionamento não dar crescer.
Deus sabe que você precisa de pessoas com as quais você possa desenvolver boas amizades, de confiança e intimidade. E ele sabe quem são essas pessoas e quando elas virão a fazer parte de sua vida. Enquanto você espera respostas para essas orações, faça sua parte para ser uma boa amiga (sem ser capacho de ninguém), continue a servir a outros como você tem feito e confie que, com o tempo, as coisas vão se tornar mais claras.
Um ótimo feriado para você e até a próxima!
Kisses,
Su