Querida T., sempre bom receber suas mensagens 🙂 Sinto muito, porém, que você esteja passando por essa aflição. Graças a Deus porque ele tem diminuído sua ansiedade!
Para começar, lembre-se de que o pecado sem perdão sobre o qual a Bíblia fala jamais é cometido por uma pessoa salva. Isso é fundamental você ter bem claro em sua mente. Se você aceitou Cristo como seu Salvador, não existe nada que você faça que a leve a perder a salvação. Nada pode separá-la do amor de Deus. Nesse sentindo, queria recomendar que você meditasse sobre Romanos 8.
Em segundo lugar, saiba que, mais você tentar controlar seus pensamentos, mais angustiada você vai ficar. Isso porque, com nossas próprias forças, não somos capazes de mudar nadinha dentro de nós! As instruções que Deus deixou para nós na Bíblia não estão lá para serem seguidas por meio de nossa própria disciplina e força de vontade, mas sim, com a ajuda do Espírito Santo, em dependência total dele. Quanto mais você focaliza seus fracassos, suas dificuldades e suas imperfeições, menos energia sobra para você olhar para a vitória de Cristo na cruz e a perfeição de Cristo que já foi atribuída a você quando o aceitou como Salvador. Deus olha para você pelas lentes da obra de Cristo. Ele sabe que você ainda tem dificuldades, defeitos e pecados, e ele está trabalhando continuamente no seu coração para tratar dessas coisas. MAS, o elemento mais importante do relacionamento dele com você é o amor imenso e incondicional que ele tem por você.
Não existe nada que você possa fazer para que Deus venha a amá-la e aceitá-la mais do que ele ama e aceita agora, pois o amor e aceitação dele já são totais! À medida que você meditar sobre a graça, a misericórdia, a compaixão, o afeto e o carinho de Deus por você, as mudanças que precisam acontecer vai vir naturalmente. Se você está andando com Deus, ele vai realizar as transformações em seu coração. Sua única “tarefa” nessa história é entender que isso é trabalho dele e não confiar em suas próprias forças.
Além disso, é bom lembrar que os pensamentos são como pássaros: você não pode impedi-los de voar sobre sua cabeça, mas pode evitar que construam um ninho ali. Ou seja, não há pecado algum em pensamentos passageiros. O problema é quando alimentamos esses pensamentos e deixamos que eles venham “morar” (fazer um ninho) em nossa cabeça. Por exemplo, de repente passou uma cena erótica por sua mente. Tudo bem! Agora, a coisa se complica se você começar a pensar nos detalhes da cena, a gastar tempo com ela, a repeti-la de propósito várias vezes ao dia. Um pensamento acidental e um pensamento de propósito, que você cultiva, são duas coisas bem diferentes!
Uma das melhores maneiras de evitar esse problema é tomar cuidado com o que você vê e ouve. Nosso cérebro é como uma esponja que vai absorvendo os filmes, os programas de televisão, as imagens da internet, as letras de música, que nos cercam. Portanto, peça para Deus lhe dar sabedoria na hora de escolher seus entretenimentos. Mas não fique neurótica demais com essa questão. De novo, seu foco deve ser sobre Cristo, o que ele fez por você e o quanto ele a ama (e não sobre erros, pecados, etc.).
Sempre que essas ideias e pensamentos a angustiarem, apresente-os para Deus sem culpa, sabendo que ele conhece tudo o que está em seu coração e sua mente e, ainda assim, a ama de paixão!
Pense nisso tudo, fale com Deus e depois volte para continuarmos a conversa.
Que Deus continue a abençoá-la imensamente, amiga!
Kisses,
Su