Pergunta:

Oi Su, como vai? Estou passando por um momento que para mim é muito difícil. Estou afastada dos caminhos do Senhor á 1 ano e meio , me apaixonei por um rapaz que não é cristão. Estava faltando 5 dias para o meu batismo quando uma “amiga” veio me falar que ele queria ficar comigo e tal, mas era mentira e eu acreditei, busquei as redes sociais dele e tal e fiquei perdidamente apaixonada. Fui esquecendo de Deus aos poucos e quando chegou o dia do meu batismo eu nem estava mais tão animada assim. Comecei a querer muito ficar ele e isso me fez deixar para traz todos os princípios e valores que eu aprendir e guardava comigo. E foi vivendo desse jeito apaixonada e longe de Deus, porém nunca conseguir ficar com ele. Quando voltaram as aulas esse ano, conheci um outro rapaz no colégio, nós primeiros dias achei ele bem atraente e charmoso, não pensei ser uma paixão, achei ser apenas uma paixonite de leve, porém o sentimento por esse rapaz foi crescendo e se tornou um amor platônico, não consigo tira-lo da minha cabeça por 1 segundo. Comecei a me imaginar com ele , a criar uma outra figura de me mesma na minha cabeça só para fazer o tipo de menina que ele gosta (porquê uma colega minha que já estudou com ele me disse que ele se achava muito e que só queria meninas que ele achasse que fosse do nível dele e tal) Isso me fez querer ser quem não posso ser, e me afastou ainda mais de Deus ( ele tbm é um desviado) criei na mente quem eu seria e como meu corpo seria e tal, me frustrei quando por alguns minutos caí na realidade e comecei a sentir muita ansiedade e medo, medo de ele nunca me querer, de eu não servir para ele, e tudo mais. Resolvi voltar para o lugar de onde eu nunca deveria ter saído, mas agora estou fria, confusa e com medo e ansiedade, só consigo dormir 5h da manhã, choro muito de madrugada, e pior ele estuda no mesmo colégio que eu , como vou esquece-lo e voltar para Deus? Não consigo me decidir entre Deus e continua nesse amor platônico sem futuro e com um fim trágico, quero muito voltar ao primeiro amor e só adorar e estar apaixonada por Jesus. Me ajuda por favor, Su. M.

Resposta da Sú:

Hello, M.! Com base naquilo que você escreveu, acho que você tem uma ideia um pouco equivocada sobre seu relacionamento com Deus. Minha impressão é de que você pensa que precisa colocar sua vida em ordem antes de voltar para Deus. Tenho uma boa notícia para você, amiga: é justamente o contrário! Primeiro você volta a conversar com Deus e se relacionar com ele. Depois ele ajuda você a colocar as coisas em ordem. Você não precisa escolher entre essa paixão e aDeus. Você não precisa sentir que Jesus é seu primeiro e maior amor para falar com ele e pedir ajuda dele. Você só precisa decidir que vai voltar a andar com ele, mesmo que ainda existam outros “amores” e prioridades em sua vida. Não é você que “arruma a casa” do seu coração. É o Espírito Santo que mora dentro de você que faz isso. Se você assumiu no passado (não importa quão distante) o compromisso de andar com Jesus, o Espírito nunca deixou de morar dentro de você.

E não é só uma questão de voltar à igreja. Claro que estar em comunhão com irmãs e irmãos em Cristo é importante. Mas, é ainda mais importante você retomar suas conversas diárias com Deus. Conte para ele tudo o que você me falou (você pode fazer isso orando em pensamento, orando em voz alta quando estiver sozinha ou por escrito). Conte para ele que você está se sentindo presa a esse amor platônico e que ele está tomando espaço demais em sua vida. Conte para ele a angústia que impede você de dormir direito.

Deus conhece todos os seus pensamentos e sabe tudo o que está em seu coração. Ele sabe que a gente se distrai com outras coisas, pessoas, sentimentos. Mas ele está de braços beeeem abertos chamando você para retomar a amizade com ele. E, embora ele saiba todas as coisas a seu respeito, ele quer ouvir você falar com ele porque ele ama você e gosta de sua companhia. Deus nunca rejeitou você e nunca se afastou de você. Ele esteve ao seu lado todo esse tempo, cuidando de você, querendo abençoar sua vida e ajudar você a encontrar um equilíbrio mais saudável de pensamentos e sentimentos. Apenas diga “Pai, eu estou aqui, nos seus braços de amor!”. Peça perdão a Deus por ter se esquecido do amor dele por você. E peça ajuda de Deus para manter esse novo compromisso de relacionamento com ele. Confie que ele vai lhe mostrar como sair dessa situação de confusão e ansiedade. É possível que ele envie pessoas para ajudá-la nesse processo, talvez alguém com quem você possa conversar (uma psicóloga ou uma amiga cristã mais velha, por exemplo).

Peça ajuda, também, para voltar a ler a Bíblia. Ela é lotada de bilhetes de amor de Deus para você. Eu gosto especialmente de Salmos e do Evangelho de João nessas horas.

E, para terminar por hoje, deixo com você um de meus versículos prediletos, que diz que é para a gente buscar a bondade de Deus a qualquer momento, não importa nossa situação – e ele ouvirá e nos acolherá com amor!

“Por isso, tenhamos confiança e cheguemos perto do trono divino, onde está a graça de Deus. Ali receberemos misericórdia e encontraremos graça sempre que precisarmos de ajuda” (Hebreus 4:16).

Se quiser continuar a conversa, é só escrever novamente!

Que Deus cubra você de graça, amor e acolhimento!

Kisses,

Su

Envie também sua pergunta para a Su!

Para enviar uma pergunta para a Su é só preencher o formulário. Fique tranquila! Não revelaremos o seu nome ou e-mail.