Hello, C.! Tudo ok por aqui. Obrigada por perguntar. Fiquei ao mesmo tempo feliz e triste ao receber sua mensagem. Feliz por ter notícias suas e triste porque você está lidando com esses pensamentos aflitivos e com a sensação de distância de Deus.
Eu entendo várias das coisas que você colocou, pois já tive dúvidas semelhantes e, de vez em quando, dá uma “amnésia espiritual” e essas dúvidas voltam, kkk. Queria pensar junto com você em algumas coisas que tem me ajuda a lidar com essa angústia.
1 – Muitas dúvidas e aflições que a gente tem são resultado de ensinamentos incorretos, que a gente ouve por aí, mas que não correspondem à verdade sobre Deus. São coisas que não correspondem ao que a gente encontra na Bíblia e vivencia na nossa jornada com ele.
A primeira coisa, a mais importante de todas, que a gente precisa sempre lembrar, é que Deus é amor. Deus é bondade, é graça, é paz, é misericórdia, é gentileza, é poder para o bem. Tudo o que Deus faz é em conformidade com quem ele é. Você existe porque Deus quis amar e refletir a beleza dele de forma singular em você. Não existe ninguém igual a você. Deus não ama ninguém da mesma forma que ele ama você. A glória de Deus não se reflete em ninguém como se reflete em você. Por isso cada um de nós é singular, único. Não importa o que aconteça em sua vida, o que Deus permita, onde ele coloque você, por mais estranho ou difícil que pareça, é essencial você se apegar à verdade maior: Deus está operando em amor e para o bem. Os pensamentos dele são muito maiores que os nossos, por isso tem muitas coisas que a gente não entende. Mas todos os pensamentos e planos de Deus são sempre para o bem – nosso, de outros e do mundo de modo mais amplo. Deus é bom, mesmo quando a gente não enxerga ou não entende a bondade dele. Tem dias que eu repito isso para mim mesma duzentos milhões de vezes e, de algum modo, Deus sempre encontra uma forma de acalmar meu coração e me dar profunda certeza dessa verdade (no tempo dele, do jeito dele).
2 – O simples fato de você se angustiar com essas dúvidas e medos mostra o quanto, na verdade, seu coração está buscando a Deus. Não tem essa de ter “nascido condenada”. Rejeite todo pensamento de culpa e condenação! Você escolheu se apegar a Deus, mas, de alguma forma, você criou uma imagem distorcida sobre ele, e essa imagem errada está provocando esses medos tão intensos que você sente. A única coisa que você precisa fazer no momento é estender seus braços para Deus e dizer para ele o que você disse para mim: Você quer amá-lo, quer confiar nele, quer viver sem medo e com alegria, mas não sabe como. Faça isso. Eu já disse essas palavras para Deus mais de uma vez e, como lhe falei acima, ele achou um jeito de me responder, um jeito que eu entenderia de verdade, para aquele momento. Simplesmente traga essas dúvidas e medos para Deus e deixe que ele faça o resto. E ele vai fazer, pode ter certeza!
3 – Mesmo que a gente não sinta o amor e a bondade de Deus em alguns momentos, eles continuam a ser verdadeiros. Deus não muda. O que muda são nossos sentimentos. Então, sabendo que Deus é bom, a gente pode raciocinar sobre algumas questões que você colocou. Primeiro, ninguém que acredita em Deus e que quer se relacionar com ele (mesmo que pareça difícil ou impossível), vai passar a eternidade longe dele. O simples fato de você se preocupar com essa questão mostra que você está buscando a Deus de alguma forma. Uma pessoa que não quer nada com Deus de jeito nenhum não sente essa angústia que você está sentindo.
4 – A meu ver, essa ideia de que os cristãos vão passar pela tribulação é beeeem equivocada, por vários motivos. Eu separei um texto para você ler que fala sobre isso (veja especialmente a página 9, mas tudo o que ele traz é interessante). http://solascriptura-tt.org/EscatologiaEDispensacoes/Doutrina-Fundamental-Arrebatamento-Pre-Tribulacao.D.Cloud.pdf
A grande tribulação é uma expressão da ira de Deus contra aqueles que o rejeitaram. Então, é evidente que não se aplica aos cristãos. Não existe mais nenhuma condenação e ira divina para ser derramada sobre nós. Ela já foi derramada em Cristo na cruz. Ponto final.
A volta de Cristo é apresentada na Bíblia como fonte de ânimo, de consolo, de incentivo. Isso não faria sentido se viesse só depois de um longo período de grande sofrimento. Dizer que os cristãos vão sofrer horrivelmente no fim dos tempos não corresponde a tudo o que a Bíblia diz sobre o cuidado e o amor de Deus por seu povo.
3 – É verdade que alguns cristãos passam por perseguições, e todos nós temos alguns sofrimentos, mas isso é beeeem diferente da tribulação que alguns veem em Apocalipse. As perseguições aqui na terra são temporárias, os perseguidos são profundamente fortalecidos por Deus, de formas que a gente nem consegue imaginar e tudo isso é breve comparado com uma “eternidade inteira” face a face com esse Deus de imenso amor.
4 – Sim, a volta de Cristo pode acontecer a qualquer momento, mas essa ideia não deve nos levar a um estado de pânico ou de frustração (não poderemos ter marido, filhos, etc.). Alguns cristãos no tempo do apóstolo Paulo chegaram até a parar de trabalhar por causa dessa ideia de que Cristo voltará a qualquer momento. Paulo falou para eles levarem a vida normalmente, trabalharem para se sustentar e ajudar outros. Ou seja: aproveite a vida como Deus lhe permitir. Curta o que ele está lhe dando agora. Faça planos, tenha sonhos, busque objetivos. Deus é glorificado no meio disso tudo. Quando a gente tem prazer e alegria, Deus reflete mais da luz dele no mundo! Quem quer tirar isso de nós é o Inimigo. E ele usa ensinamentos errados para nos encher de medo e tentar nos convencer de que Deus não é tão bom assim…
5 – O que me leva ao último item dessa resposta looooonga, kkk. Se Deus é realmente bom, você pode ter certeza de que nada de bom vai faltar em sua vida – filhos, netos, bisnetos, amigos, o que for… Se fizer parte do bom plano de Deus para você, então ele lhe dará tudo isso – e muito mais! E, se por acaso Cristo voltar antes disso, o que você terá será ainda melhor! Tão maravilhoso que você nem consegue imaginar!
Quando bate em mim uma apreensão de que o céu vai ser meio triste, sem as coisas que eu acho legais, eu procuro me lembrar de que as coisas reservadas para nós na eternidade são tão incrivelmente boas que a nossa mente não tem espaço para elas! Isso tudo que eu amo tanto aqui na terra é só um “aperitivo”, um “gostinho” de coisas maiores, mais extraordinárias. Mas, Deus nos chama a saborear bem esse aperitivo! Mesmo sem saber exatamente qual será o “prato principal” desse banquete, a gente pode crer que vai ser TUDO DE BOM!
Fique longe de ensinamentos alarmistas, que só falam de sofrimento, tribulação, tormento, etc. Busque na Bíblia e em outras boas fontes (se tiver interesse, eu indico leituras depois) palavras verdadeiras, que ajudem você a cultivar em sua mente e seu coração a certeza do amor bondoso de Deus hoje e para sempre. Você é salva, você é amada, aceita e acolhida eternamente no amor de Deus! Volte a essa verdade continuamente.
E, se quiser conversar mais sobre isso, é só passar aqui. Estou à disposição!
Que o Espírito Santo abra seu entendimento para realidades magníficas sobre quem Deus, o quanto ele ama você e as muitas coisas boas que ele preparou para você aqui e depois!
Kisses,
Su