Pergunta:

Resposta da Sú:

Querida E., vamos começar pelo mais importante: Você NÃO falhou e Deus NÃO deixou de amar você! Pelo contrário, ele tem um carinho todo especial por nós nesses momentos. Essa é a verdade absoluta, quer você a sinta ou não.

Outra coisa importante de entender é que a compulsão para se cortar não é algo que a gente consegue controlar só com força de vontade. Eu lhe garanto isso por experiência própria. Portanto, nada mais de fazer promessas desse tipo para Deus, ok? Elas só vão deixar você mais angustiada e lhe dar ainda mais vontade de se cortar. E Deus não quer só que você pare de se cortar. Ele quer que você trate das causas dessa compulsão. A vontade de nos ferirmos nunca aparece “do nada”. Ela é uma forma de expressarmos dor e ansiedade. Enquanto você não tratar o que está gerando essa dor e ansiedade dentro de você, vai ser muuuuito difícil parar.

Portanto, amiga, insisto para que você procure ajuda. Eu sei que talvez você tenha vergonha, mas peça para Deus lhe dar coragem e colocar em sua vida pessoas que possam caminhar com você e tratar dessas questões. O ideal seria você conversar com um psicólogo, mas você também pode falar com uma professora de sua escola, com uma médica ou enfermeira. Em geral, Deus trata nossas compulsões por meio de outras pessoas. Esses profissionais são presentes dele para você, formas de ele mostrar o quanto ele ama você. Aceite esse presente e procure ajuda.

Além disso, existem algumas coisas que você pode fazer quando a vontade de cortar aparecer: saia para dar uma caminhada, pratique uma atividade física até cansar, vá para um lugar onde tenha outras pessoas ou rasgue em milhões de pedacinhos uma porção de folhas de papel. Para algumas pessoas, uma atividade dessas, que tire a atenção da vontade, ajuda. Faça uma experiência.

E mais uma coisa: enquanto você ainda estiver lidando com essa compulsão para se cortar, NUNCA use objetos enferrujados e sujos. Se você realmente tiver de se cortar, use algo limpo, de preferência com álcool. E limpe a pele também. Parece meio doido, mas às vezes o ato de se livrar do objeto que geralmente você usa e ter que procurar outro, mais limpo, faz a vontade diminuir também.

Portanto, amiga, peça a Deus para lhe dar forças para jogar fora essa lâmina de apontador enferrujada. Ela não é sua amiga e ela não vai preencher a solidão que você está sentindo. Deus não desistiu de você e não vai abandoná-la, não importa quantas vezes você se cortar.

E para terminar, lembro pra você a passagem que me ajudou bastante com essa questão: Isaías 53.4-5. Na cruz, Jesus já levou sobre o corpo dele todas as nossas dores e sofrimentos. Esse é o tamanho do amor dele por você. E, quando precisar, apareça aqui. É bom conversar com você!

Kisses,
Su