Hello, S.!
Legal a sua pergunta! Na verdade, ser humilde é consequência de saber algumas coisas. Essas coisas que precisamos cultivar, e não a humildade em si. Afinal, quando paramos para perguntar: “Será que sou humilde?” ou “Será que sou tão humilde quanto minha amiga X ou mais humilde que minha amiga Y?”, lá se vai nossa humildade, rsrs.
A pessoa humilde sabe que é profundamente amada por Deus – foi criada por ele exatamente do jeitinho que ela é, e não precisa competir com ninguém. Isso quer dizer que ela não fica se comparando com os outros nem se preocupando se é melhor ou pior que eles. Pode, portanto, ajudá-los a descobrir que eles também são amados por Deus.
A pessoa humilde tem uma forte confiança em Deus. Sabe que ele vai prover tudo de que ela precisa, do jeito certo e na hora certa. Isso quer dizer que ela não precisa se preocupar com suas próprias necessidades. Pode, portanto, colaborar com Deus para suprir as necessidades de outros.
A pessoa humilde sabe que Deus defende os direitos dela. Quando ela sofre uma injustiça, não precisa sair gritando e esbravejando, pois sabe que, em Cristo, ela nunca sai perdendo. Ela não é capacho dos outros, mas também não precisa viver brigando. Busca seus direitos com calma, sem agredir ninguém. Pode, portanto, ajudar outros que também sofrem injustiça.
Logo, para ser mais humilde no dia a dia, é suuuper importante ter essas três coisas em mente o tempo todo: (1) Deus ama você do jeito que você é. (2) Deus provê tudo de que você precisa. (3) Deus defende você.
Se alguém a criticar, por exemplo, você não vai precisar virar um porco-espinho. Pode pensar com calma se a crítica da pessoa é válida e entender como uma oportunidade de crescer. Se a crítica for injusta, você sabe que é a amada por Deus e que não precisa dar bola para mentiras a seu respeito. No fim das contas, Deus sempre fará justiça e lhe dará tudo de que você precisa. E, quem sabe, você olhará em volta e verá outra pessoa que é criticada injustamente e poderá ajudá-la na dificuldade dela.
Humildade depende de olharmos para Deus o tempo todo, pedindo ajuda e sabedoria dele e olhar para os outros com a ideia de servi-los e mostrar o amor de Deus por eles. Quando essas duas coisas são o nosso foco, é natural que não fiquemos pensando em nós mesmas o tempo todo. A humildade virá aos poucos, de forma natural, como resultado do trabalho do Espírito Santo dentro de nós.
Kisses,
Su