Querida C., eu sei que esse período de indefinição gera um bocado de ansiedade, mas tem algumas coisas para pensarmos juntas com calma.
- Eu conheço o filme Quarto de Guerra e entendo a validade da proposta. É importante lembrar, porém, que devemos sempreorar para Deus fazer a vontade dele – e não lutar em oração para que seja feita a nossa vontade. Não tem nada de errado em continuar orando por esse relacionamento. Mas peça para Deus manter sua mente e seu coração abertos para o que elequer lhe falar. Lembre-se, também, de que, na vida real, ninguém salva um namoro ou um casamento sozinho. É preciso haver disposição de ambas as partes. Deus certamente trabalha no coração das pessoas e muda circunstâncias que parecem impossíveis, mas ele nunca é invasivo.
- Por mais difícil que seja, continuo achando que vocês deveriam fazer aquele período de “pausa” que eu propus em nossa última conversa. Deus pode ajudar você a manter-se afastada e esperar. Confie nisso. Às vezes, nessas horas de indecisão e indefinição, quanto mais vocês se falarem, mais as coisas vão se complicar. Em minha opinião, vocês dois precisam de tempo separados para o coração se acalmar e os pensamentos se esclarecerem.
- A meu ver, não existe “amor bloqueado”. Afinal, amor não é um sentimento, mas sim, uma decisão que tomamos todos os dias. Claro que um namoro deve envolver emoções, carinho e atração. Talvez seja isso que seu namorado não esteja sentindo no momento. Se, contudo, vocês dois cultivaram um amor verdadeiro até aqui, ele não sumiu. A propósito, não acredito que tudo o que aconteceu no relacionamento tenha sido uma mentira. Vocês tiveram afeto sincero por algum tempo, mas as emoções mudaram. Pelo que você conta, não é de hoje que existem conflitos. Talvez os desentendimentos e problemas de comunicação tenham se acumulado e, por isso, esteja difícil encontrar o caminho de volta. Também nesse caso, um tempo de silêncio e oração pode ser útil antes de novas tentativas de diálogo.
- De fato, não existem muitos livros especializados em salvar namoros em crise, mas sou da opinião de que um namoro é um “ensaio para casamento”. Portanto, bons livros sobre conflito no casamento também podem ser aplicados ao namoro. Dê uma espiada nestes livros e artigos do autor Gary Chapman – creio que alguns deles podem ajudá-la a entender melhor a dinâmica dos relacionamentos:http://www.mundocristao.com.br/Vitrine/UserInterface/Busca.aspx?tipoBusca=Tudo&idBusca=0&pesquisa=gary%20chapman
- Eu sei que estou lhe falando coisas muito difíceis, e que talvez até pareçam duras, mas eu confio no poder de Deus para lhe dar paz, paciência e sabedoria no meio dessa situação confusa. Aconteça o que acontecer, ele nunca vai deixar você na mão!
Que nosso Pai acalme seu coração, amiga! Até a próxima!
Kisses,
Su