Pergunta:

Resposta da Sú:

Hello, E.! Se você procurar aqui no Pergunte à Su, vai ver que respondi pelo menos uma parte de sua pergunta algum tempo atrás. Por via das dúvidas, vou copiar a reposta abaixo, ok?

 Muito bacana sua decisão de dar prioridade a Deus em sua vida. Saiba que a gente não faz isso sozinha, mas só com a ajuda do Espírito Santo que, aliás, nunca se afasta de nós. Quando você aceitou a Cristo como seu Salvador, o Espírito veio morar dentro de você para sempre, justamente para ajudá-la a caminhar cada vez mais perto de Deus e para lhe dar sabedoria em todas as coisas, inclusive em seus relacionamentos.

Em minha opinião, toda vez que a gente fica na dúvida se gosta de alguém ou não e quando as coisas ficam confusas, é sinal de que a gente não está gostando de ninguém. Nessas horas, o melhor é ‘apertar o botão de pausa’ e dar um tempo em relacionamentos, mensagens e interações nas redes sociais. Eu sei que isso é super difícil, mas nosso coração precisa de um tempo para se acalmar e para a gente poder ouvir a voz de Deus.

Minha sugestão, portanto, é que você dedique suas energias a conhecer melhor a Deus (na igreja, mas principalmente, em seu tempo diário com ele), a seus estudos, a sua família e a suas amizades de modo geral. Deixe os garotos de lá por enquanto, só para você ter um pouco mais de clareza quanto a seus sentimentos. E lembre-se que os melhores relacionamentos românticos nascem de boas amizades. Então, em vez de concentrar seus pensamentos e esforços nos sentimentos de paixão, peça ajuda a Deus para desenvolver boas amizades, que sejam saudáveis e alegrem o coração de Deus (e o seu também!).

 Além disso tudo que eu escrevi, gostaria de convidar você a pensar se existe alguma outra área em sua vida em que você está sentindo falta de bons relacionamentos (por exemplo, com seus pais, com amigas/amigos, com pessoas da igreja e da família). Muitas vezes, quando temos carências em outras áreas da vida, procuramos supri-las com relacionamentos românticos. Geralmente é isso que faz a gente se apaixonar com facilidade demais e se envolver em situações complicadas com meninos. Precisamos confiar que Deus vai suprir essas carências do jeito dele e que não precisamos correr atrás do afeto de garotos para nos sentirmos amadas.

Também é comum nos apaixonarmos ‘de bobeira’ quando nos sentimos feias ou inadequadas. Aí, é só alguém fazer um elogio que a gente se derrete toda, rs. Precisamos entender que Deus nos criou com muito amor, que ele nos fez verdadeiramente bonitas e inteligentes (não importa o que os outros digam). Quanto mais nosso valor próprio for baseado em Deus, menos vamos depender da opinião de outros para nos sentirmos importantes e aceitas.

Portanto, para quebrar esse ciclo de “paixonites” você vai ter de tomar algumas atitudes práticas. Um bom começo pode ser fazer um “jejum de mídias sociais” com os meninos por um tempo (uma semana, por exemplo). Que tal?

Pense nessas questões com carinho, converse com Deus sobre elas e fique atenta para as respostas que ele lhe dará.

Kisses,
Su