Pergunta:

Resposta da Sú:

Oi, M.! Se serve de consolo, amiga, entendo o que você está passando pois, ao todo, eu mudei 11 vezes de escola – e não foi fácil. Ao mesmo tempo, posso lhe dizer por experiência própria que Deus tem um cuidado todo especial por nós nesses momentos de transição e, embora seja difícil deixar  algumas coisas e pessoas para trás, Deus sempre nos dá tudinho que precisamos, no tempo e do jeito dele.

Para começar, só porque você vai mudar de escola não significa que vocês precisam deixar de ser amigas. As verdadeiras amizades sobrevivem até a mudanças de país! Claro que vocês vão ter de se esforçar um pouco mais pra manter contato, mas se essa amizade faz parte da história que Deus já escreveu para sua vida, ele vai cuidar para que ela se fortaleça e cresça, mesmo que vocês não se encontrem todos os dias. Confie nisso e peça para Deus lhe mostrar como manter esse relacionamento.

E, quanto ao que você falou sobre sua amiga não demonstrar os sentimentos, eu sou da opinião de que valeria a pena você conversar com ela sobre isso. Um bom papo, com calma e sinceridade, também pode fortalecer seu relacionamento. Você pode dizer, com todo jeitinho, que sabe do afeto dela por você, mas que gostaria que ela demonstrasse isso de um modo mais claro e que o fato de ela parecer um pouco fria às vezes magoa você. Tudo bem que cada pessoa tem sua personalidade e seu jeito de ser, mas demonstrar carinho pelos amigos é algo que todos nós precisamos aprender. Peça para Deus lhe dar as palavras e a atitude certa para essa conversa, e também para ajudá-la a ouvir o que sua amiga tem a dizer. O diálogo é uma parte super importante de qualquer relacionamento, e a gente não pode esperar que as pessoas adivinhem o está se passando em nossa cabeça (por mais próximas que elas sejam de nós). Converse com ela e, se quiser, depois conte como foi.

E saiba que Deus vai estar beeeeem perto de você durante essa fase de mudança.

Sempre que precisar de companhia, estamos aqui!

Kisses,
Su