Pergunta:

Resposta da Sú:

Querida A., sinto muito que você esteja passando por essa experiência. Em minha opinião, existem algumas coisas que você pode fazer.

  1. Eu sei que é super grande a pressão para usar certos tipos de roupa ou ter certo tipo de aparência. Isso não significa, porém, que você precisa aceitar essas ideias. Eu passei por essa mesma experiência que você (de não ter roupas de marca, não gostar de minha aparência e não ter grana pra nada) e, aos poucos, Deus foi me ajudando a entender que, embora essas coisas pareçam importantes, na verdade elas são mentiras que o mundo conta para nós. Será o valor de um ser humano se resume à etiqueta costurada na roupa? Claro que não! Você é imensamente preciosa e digna de respeito porque Deus a criou com muito amor. Pense nisso. Peça ajuda de Deus para enxergar com outros olhos a questão do que você veste ou das medidas do seu corpo. Ele pode trabalhar em sua mente e seu coração para entender como sua identidade e seu valor não tem nada a ver com isso.
  2. Vamos definir o que é um “corpão”. Só porque algumas meninas têm mais curvas e a mídia escolheu isso como ideal de beleza, não significa que é verdade. No passado, a mídia considerava bonitas as meninas bem retinhas. E, mais antigamente ainda, era moda ser bem gordinha. Em resumo: os padrões de beleza da sociedade mudam toda hora. Isso significa que não podemos nos basear neles para nos consideramos bonitas. Precisamos pedir que Deus nos mostre a beleza singular que ele nos deu.
  3. Manchas e espinhas na pele pode indicar uma questão não apenas de aparência, mas também de saúde. Não tem nada de errado em você marcar uma consulta com o dermatologista (ou com o médico clínico do posto de saúde) e pedir orientações para deixar sua pele saudável. Procure o médico, amiga. Às vezes a solução para essa questão é simples e barata. Vale a pena tentar.

E, mais importante de tudo, confie que Deus ama você e vai suprir todas as suas necessidades (inclusive de roupas!) no tempo e do jeito dele. Em Deus você encontra abrigo e acolhimento quando tudo parece estar errado. Confie nisso. Busque a ajuda dele.

E, sempre que quiser conversar, passe aqui. Estamos à disposição!

 

Kisses,

Su