Pergunta:

Resposta da Sú:

Querida C., para começar, saiba que Deus está vendo o quanto você precisa de amizades e, mesmo que você não perceba, ele está trabalhando para suprir essa necessidade no tempo e do jeito dele. Confie nisso.

Existem vários motivos pelos quais nos decepcionamos em nossas amizades. Por vezes, formamos uma falsa intimidade muito rapidamente e nos abrimos para pessoas sem conhecê-las de fato. Essa é uma característica de nossa cultura em que as pessoas são calorosas e amigáveis. Isso não significa, porém, que todos são sinceros e confiáveis, como você percebeu. A meu ver, uma forma de lidar com essa situação é investir em um relacionamento de cada vez, e aos poucos. Se alguém lhe parecer interessante, procure aproximar-se devagar. Mesmo que a outra pessoa seja extrovertida e queira lhe contar a vida inteira dela em cinco minutos, dê um passo de cada vez. Comece compartilhando coisas mais gerais e, aos poucos, passe para coisas mais profundas. É possível que você precise de vários meses para ir construindo essa intimidade. Nesse período, peça para Deus ir lhe mostrando claramente se essa pessoa é digna de sua confiança.

Outro desafio surge quando temos expectativas elevadas sobre relacionamentos. Todas nós sabemos que não existem amigos perfeitos, mas precisamos da ajuda de Deus para aceitar que todo mundo, mais cedo ou mais tarde, irá pisar na bola. Se a amizade for construída gradativamente,  será menos difícil lidar com decepções do que se nos encantarmos com a pessoa e nos abrirmos de uma vez. Além disso, precisamos entender que ninguém jamais será capaz de preencher todos os vazios que percebemos dentro de nós. Um vazio deixado por nossos pais, por exemplo, não pode ser preenchido nem pela melhor amiga do mundo. Tem lacunas que só Deus pode preencher.

E, para termos bons amigos, precisamos estar dispostos a dedicar tempo, esforço e energia para sermos bons amigos para outros. Olhe ao seu redor com atenção. Peça para Deus lhe mostrar se existe outra menina em situação parecida com a sua, precisando de uma boa amizade. Quem sabe você pode ser para ela a amiga que você está procurando para si mesma J

Por fim, mesmo que seja difícil confiar nas pessoas, confie que Deus está no controle de tudo. Ele pode trazer cura para seu coração e torná-la receptiva para nossos relacionamentos. Acredito que suas decepções foram bastante reais e justificadas e que deixaram marcas profundas. Mas também acredito que Deus pode lhe dar coragem para voltar a formas vínculos de amizade. Não desista de apresentar essa questão para ele em oração.

E, sempre que precisar de amigos virtuais, estamos aqui!

Kisses,
Su

Envie também sua pergunta para a Su!

Para enviar uma pergunta para a Su é só preencher o formulário. Fique tranquila! Não revelaremos o seu nome ou e-mail.