Hello, L.! Concordo com sua mãe que talvez não seja boa ideia conversar sobre sua ansiedade na igreja. Alguns grupos cristãos são mais esclarecidos sobre essas coisas. Outros acham que é apenas uma questão espiritual (o que não é verdade) e, portanto, não têm como lhe dar muito apoio.
É muito legal que você está indo no psicólogo. Deus pode usar esse profissional para ajudar você muito! Agora, é importante ter paciência, pois terapia é algo que leva tempo e, às vezes, a gente piora antes de melhorar. Confie que Deus está no controle desse processo.
Além disso, também seria bem legal se sua mãe a levasse a um psiquiatra. Da forma como você descreve sua ansiedade, é possível que ela tenha uma causa física. Às vezes, algumas faltam (ou sobram) algumas substâncias no nosso cérebro que produzem tanto a ansiedade como a síndrome do pânico. Felizmente, Deus permitiu que fossem desenvolvidos remédios para isso. Portanto, considere essa possibilidade também.
Para lidar com a ansiedade durante os cultos, quem sabe pode ajudar você levar um caderno para fazer anotações e figuras relacionadas ao que você está ouvindo. Anote versículos, frases que ouvir no sermão, palavras de músicas, faça desenhos e volta, escreva orações – enfim, mantenha-se ocupada com seu caderno. E se alguém viver perguntar, diga que você está experimentando uma nova forma de prestar mais atenção no culto (o que é verdade).
Outra coisa que você pode fazer na igreja é fechar os olhos e prestar atenção na sua respiração. Quando bater a ansiedade, conte quantas vezes o ar entra e sai do seu peito (não é para controlar, só para observar), preste atenção na sensação dos pulmões enchendo e esvaziando, no ar saindo do nariz. Muitas pessoas com ansiedade usam exercícios desse tipo para lidar com ela.
E, na escola, meu conselho é que sua mãe converse com o (a) coordenador(a) ou mediador(a) e conte o que está acontecendo. Você está lidando com uma doença e, portanto, precisa receber ajuda de seus professores para atravessar essa fase (que, aliás, não vai durar para sempre!). Seus colegas não precisam ficar sabendo, se você não quiser, mas é importante que seus professores saibam.
Por fim, confie que Deus está bem perto de você no meio desse desafio e que ele não vai deixá-la no meio do caminho. Ele ama você imensamente e vai ajudá-la, um passo de cada vez!
E, sempre que quiser desabafar, trocar uma ideia, ou simplesmente saber que tem alguém orando por você, passe aqui. Estamos à disposição!
Kisses,
Su