Pergunta:

Oi, su! às vezes me pego pensando pq algumas coisas não dão certo pra mim. sempre tive o sonho de trabalhar na área da aviação (embora a maioria das pessoas me desencorajassem, dizendo que eu poderia conseguir algo melhor) durante a minha adolescência, tudo caminhava muito bem: eu tinha altura suficiente para me candidatar a tal vaga, falava uma língua estrangeira, não existia nenhum empecilho para que eu seguisse meu sonho. até que um dia eu desenvolvi epilepsia (só que do tipo de epilepsias da infância/adolescência, que são de fácil controle e há uma alta possibilidade de cura), o que me impede de passar no exame médico obrigatório para exercer a profissão. mesmo que um dia eu seja curada, não vou consegui passar pq já tive/tenho tal condição neurológica no histórico. eu nunca reclamei do fato de ter epilepsia e não fiquei triste quando recebi o diagnóstico. lembro que eu até fiquei obcecada com o assunto, contava pra todo mundo como se isso fosse algo legal. mas como eu disse antes, eu não entendo o porque isso tudo me impediu de seguir meu plano principal. enquanto isso, eu não faço a mínima ideia de qual carreira seguir, de qual faculdade/curso fazer para consegui-la. quando penso no meu futuro, eu não consigo imaginar nada. sei que talvez, pra deus, não era pra ser assim. talvez ele tenha outros planos pra mim, mas não consigo sequer pensar em quais são e nem consigo me conformar com o fato de tudo ter mudado assim tão rápido. por que é tão difícil entender os planos de deus? V.

Resposta da Sú:

Hello, V.! Fico feliz de saber que sua epilepsia está bem controlada e não interfere demais com sua rotina Ao mesmo tempo, sei como é difícil e triste abrir mão de um sonho – afinal, nossa tendência é pensar que nossos planos e sonhos são a melhor coisa que poderia acontecer!

Entendo um pouco do que você está vivendo, pois desde sempre eu quis ser piloto de avião – e cheguei até a concluir o curso de piloto privado, mas não completei as horas de voo. Uma porção de circunstâncias bem complicadas surgiu e me impediu de seguir carreira nessa área tão fascinante. Foi no meio dessas circunstâncias, porém, que Deus mostrou quais eram os planos dele para mim, e posso lhe dizer que a forma que Deus encaminhou as coisas foi muito melhor do que tudo o que eu poderia imaginar ou sonhar. Ainda gosto demais de voar, de viajar, de tudo o que é ligado a aviação, mas também amo o trabalho que eu faço hoje!

Isso não significa que a transição dos meus planos para os planos de Deus foi algo fácil e tranquilo. Parece-me que você está exatamente nesse período, em que precisou deixar seu sonho para trás, mas ainda não conseguiu visualizar o próximo capítulo que Deus já escreveu para sua vida. É uma fase meio assustadora, de espera, incerteza, indefinição. E, nessa fase, é natural questionar os planos de Deus. Diga isso para ele. Conte como está sendo difícil essa mudança de rumo. E peça para Deus mostrar, um passo de cada vez, o que ele tem para seu futuro. Se você se interessa por aviação, existem várias profissões ligadas a essa área que não exigem exame médico rigoroso, como o que é feito para os tripulantes. Você pode aprender a desenhar e construir aeronaves (engenharia aeronáutica), a fazer sua manutenção (mecânica de aeronaves), trabalhar em vários ramos de empresas aéreas, e por aí vai. Também existem várias profissões que lhe dão oportunidade de viajar e conhecer novos lugares. Você terá de gastar um tempo pesquisando, mas com a certeza de que, no momento certo, Deus vai mostrar. Você também pode procurar um(a) psicólogo(a) que faça testes vocacionais, para entender melhor quais são suas aptidões e em que áreas você pode usá-las melhor. Vale muito a pena receber esse tipo de consultoria!

E, por fim, lembre-se de que o objetivo maior de qualquer profissão é servir a outros e mostrar, em nosso dia a dia, como Deus é incrível. Qualquer que seja a área que você atuar, se você tiver disposição de servir, Deus lhe dará a realização que você busca. Confie nisso!

Que o Senhor lhe dê a direção necessária, amiga! E, sempre que quiser trocar uma ideia, é só passar aqui.

Kisses,

Su