Pergunta:

Resposta da Sú:

Hello, T.! Que bom que muitos de nossos sentimentos não correspondem à verdade! Talvez você esteja se sentindo a pior pessoa que existe, mas, na verdade, se Jesus é seu Salvador, significa que você é uma filha totalmente aceita, acolhida e amada de Deus!

Aliás, essa questão de sentimentos é importante, pois não podemos basear nossa fé neles. Sentimentos são inconstantes – um dia você vai se sentir muito próxima de Deus e, no outro, não vai sentir nada ou vai achar que está longe dele. Portanto, em vez tentar sentir Deus, procure cultivar as verdades que a Bíblia ensina para você sobre ele. Leia Romanos 8 e veja que nada pode separar você do amor de Deus. Leia o salmo 139 e veja como Deus criou você com carinho e cuida de cada detalhe de sua vida. Pense nessas realidades. Relembre-as, memorize-as, guarde-as na cabeça. Então, mesmo que os sentimentos variarem, você poderá se apegar àquilo que você sabe sobre Deus.

Quanto ao relacionamento com seus pais, vou repetir a sugestão que eu acho que já lhe dei: de você tentar conversar com ele, dizer o que a deixa estressada e procurar tratar das coisas antes que virem briga. Da próxima vez que seus pais comentarem sobre sua suposta hipocrisia, diga com muita calma e respeito: “É verdade. Às vezes eu sou hipócrita mesmo. Será que vocês podem orar comigo? Podem pedir a Deus que me ajude a ser mais sincera e a caminhar mais perto dele? Vocês poderiam, por favor, ler a Bíblia comigo e me ajudar na minha caminhada com Cristo? Eu não consigo fazer isso sozinha. Preciso da ajuda do Espírito Santo e de vocês”. A verdade, amiga, é que é responsabilidade de seus pais, diante de Deus, ajudar você a crescer na fé e amadurecer – e não cobrar isso de você. Peça para Deus ajudá-la a ter essa conversa com eles de um jeito bem tranquilo. Ele pode lhe dar as palavras e a atitude certa para ter um diálogo produtivo.

E outra coisa muuuuuuito importante. Tenho a impressão de que você pensa que precisa fazer tudo certinho para, então, se aproximar de Deus. É como tivesse que “se virar” sozinha para ser uma boa cristã e, só então, poderia ter comunhão com Deus. Não é assim que funciona, amiga! Você só terá uma vida coerente – dentro e fora da igreja – com a ajuda do Espírito. Para andar perto de Deus todos os dias e alegrar o coração dele você precisa depender totalmente dele e não de você mesma! Enquanto você tentar ser espiritual e dedicada com suas próprias forças, você vai continuar se sentindo a pior pessoa do mundo. Deus nos criou para dependermos dele, buscar misericórdia, graça, ajuda, forças dele. Hebreus 4.16 diz assim: “Tenhamos confiança e cheguemos perto do trono divino, onde está a graça de Deus. Ali, receberemos misericórdia e encontraremos graça sempre que precisarmos de ajuda”. Sempre. Não quando somos boazinhas. Não quando sentimos Deus. Não quando cumprimos os deveres da igreja. Mas sempre.

E, por fim, quanto às discussões com sua irmã, você também vai precisar pedir ajuda contínua ao Espírito para não entrar na briga. Qualquer um é capaz de continuar uma discussão (isso é ser fraca). Só uma pessoa forte (não sozinha, mas com o poder de Deus) é capaz de se calar e deixar a outra pessoa brigando sozinha. Portanto, seja forte de verdade e fuja dessas discussões. Fique quieta e saia de perto.

Nossa, quanta coisa, não?

Pense nisso tudo, peça muita clareza de Deus e, se quiser continuar a conversa, é só escrever novamente.

 

Kisses,

Su