Hello, L.! Coloquei suas duas perguntas aqui, pois vou respondê-las juntas. E omiti o print que você mandou por uma questão de privacidade (precisaria de autorização do seu namorado para colocar aqui o que ele escreveu).
Tomando como referência suas tentativas de diálogo e as respostas que ele lhe dá, minha impressão é de que você está bastante desgastada nesse relacionamento. E, ao que tudo indica, seu namorado parece não ter maturidade ou disposição de melhorar esse diálogo. As falas dele vêm com um tom de impaciência ou até certo desinteresse e um bocado de irritação. Ele cala, você insiste, ele se irrita. Essa não é uma dinâmica saudável.
Pelo que você diz, sua decisão parece estar tomada. Se você não vê possibilidade de esse quadro mudar (parece improvável, pelo menos não sem muuuuita energia, esforço, paciência, perseverança de ambas as partes), pode mesmo ser hora de terminar.
É muito natural você se sentir triste, ou mesmo culpada, mas essas não são boas razões para permanecer em um relacionamento. Se não existe um afeto verdadeiro de ambas as partes, que cria espaço para dialogar e buscar soluções práticas e tomar providências (não vi ele propor como vai mudar essa história de esconder que namora, por exemplo), é difícil o relacionamento ir adiante.
Não sei se você já falou com ele, mas, a meu ver, na verdade você parece já ter tomado a decisão de terminar. Comunique sua decisão para ele e, então, peça ajuda de Deus para se manter firme naquilo que você resolveu e para lidar com os mil sentimentos mistos que virão depois.
Esses sentimentos são normais e precisam de tempo para se acalmar. Tentar manter um relacionamento por pena ou culpa só vai adiar o inevitável e trazer sofrimento adicional para vocês dois.
Encerrar um relacionamento de longa data nunca é fácil, mas, por vezes, é a coisa certa a fazer para poupar vocês dois de mais desgaste e conflitos piores. Para isso existe namoro: para aprender e entender o que pode ser melhorado/mudado antes de entrar em um casamento, um compromisso para a vida inteira que não deve ser quebrado.
Que o Senhor lhe dê sabedoria, direção clara e paz, amiga!
Até a próxima!
Kisses,
Su