Hello, S.! Sua pergunta de anteontem não se perdeu, não. Só não tinha dado tempo de eu responder 🙂 Recebemos muitas perguntas, portanto pode levar até 3 ou 4 dias para a resposta aparecer no blog, ok?
Como você falou que já resolveu a questão em oração, só queria acrescentar uma coisa: é impossível a gente dizer com toda certeza o que leva uma amiga a agir de forma diferente. A gente não consegue enxergar dentro do coração de ninguém, então não dá para saber se é inveja, tristeza, raiva ou qualquer outra coisa. Portanto, não gaste muito tempo se preocupando com o motivo.
Agora, a Bíblia diz que a gente precisa pelo menos tentar fazer as pazes com as pessoas. Isso significa que você não pode se afastar da sua amiga sem tentar falar com ela, entende? Se você não quiser conversar sozinha com ela, peça ajuda de uma líder da sua igreja (de adolescentes, por exemplo). E, se sua amiga disser que não tem o que falar, aí sem você pode ficar na sua, pois já fez o que devia.
E, quanto a ir ou não na igreja, é importante você entender que a gente vai para adorar a Deus, aprender da Bíblia e orar junto com outras pessoas. O devocional que você faz em casa é suuuuper importante, e você deve continuar fazendo. Mas, Deus ordenou que a gente também se reúna com outros cristãos, para aprender com eles. Eu sei que é difícil, amiga. Eu já tive vários momentos que não quis ir à igreja de jeito nenhum. Mas, no fim das contas, é uma questão de obediência a Deus. A gente não pode ir ou deixar de ir à igreja por causa de pessoas. Sempre vai ter alguém para nos chatear ou magoar. Portanto, meu conselho é que você conte para Deus que está difícil obedecer nesse sentido e peça forças para ele. Com o tempo, é muito provável que esse desconforto passe. Agora, se continuar a ser muito difícil ir a essa igreja, converse com sua família sobre o que está acontecendo e peça permissão deles para ir a outra igreja. Aliás, é bem importante você falar com sua mãe sobre esse motivo de você não querer mais ir aos cultos e pedir o apoio dela também. Sua mãe pode orar com você e pedir ajuda de Deus. Confie que Deus vai lhe mostrar como lidar com essa situação, um passo de cada vez.
Até a próxima, amiga!
Kisses,
Su