Hello, D.! Essa é uma excelente pergunta, pois dá a oportunidade de falar de dois temas beeeem importantes: (1) O cristão e a ciência e (2) O cristão e a consciência.
(1) Sobre ciência: Quando escrevi sobre a pílula do dia seguinte (PDS) (https://depapocomasu.blog.br/sexo/2018/03/o-que-voce-precisa-saber-sobre-a-pilula-do-dia-seguinte/) em vez de simplesmente buscar informações em outros blogs cristãos, eu passei bastante tempo pesquisando sobre o assunto em jornais de medicina, associações de ginecologistas e sites médicos no Brasil e em vários outros países. E, o que encontrei como consenso é que a PDS não é abortiva. Se você ler sobre o mecanismo de ação da PDS, verá que ela inibe a ovulação, caso não tenha ocorrido, ou a fecundação, para que ela não ocorra. Se já ocorreu a fecundação, a PDS não funciona. É justamente por isso que precisa ser usada, preferencialmente, em até 24 horas (no máximo 72 horas), pois essa é “janela” que existe entre a relação sexual e a chegada dos espermatozoides ao óvulo.
Fiz essa pesquisa toda porque eu acredito que as verdades científicas são verdades de Deus. Afinal, quer os cientistas reconheçam ou não, eles são capacitados por Deus para descobrir como a criação de Deus funciona (e isso inclui o nosso corpo). Claro que precisamos de espírito crítico e direção clara do Espírito ao ler artigos científicos e médicos. E, sem dúvida, existem estudos que vão contra aquilo que a Bíblia ensina explicitamente. No caso da PDS, porém, todos os estudos mais abalizados e de organizações mais respeitáveis e confiáveis mostram que não ocorre aborto. Diante disso, em atitude de oração, tenho a consciência tranquila para recomendar a PDS como contracepção de emergência.
Ao mesmo tempo, contudo, procuro sempre deixar claro que o sexo antes do casamento não é o ideal de Deus e que a PDS não é uma solução mágica.
Existem casos, porém, em que a PDS pode ser bênção de Deus. Pense, por exemplo, em uma menina que sofreu estupro ou abuso sexual dentro de casa.
(2) Sobre a consciência: Não temos como enxergar o coração de cada pessoa e, por isso, não podemos julgar suas motivações. Tenho a impressão, porém, de que muitos cristãos desconfiam de estudos científicos (como se todos os cientistas fossem ateus perversos, inimigos de todas as coisas cristãs) e se apegam apenas a informações que circulam em meios evangélicos (e, no caso da PDS e de anticoncepcionais, nos meios católicos), sem realmente saber como as coisas funcionam. Um copia o outro, que copia o outro, que copia o outro, até que opiniões sem fundamento e estudos enviesados se tornam “verdade”.
Em minha opinião, uma das razões pelas quais muitos cristãos dizem que a PDS é abortiva é porque eles têm medo que, se falarem que não é, todo mundo vai fazer sexo antes do casamento. Já vi estudos que circulam nos meios evangélicos mostrando que camisinha não é uma proteção eficaz (o que, com certeza, não é verdade quando ela é usada corretamente). A intenção é assustar as pessoas e mostrar que nenhum contraceptivo é boa ideia para que, dessa forma, elas aceitem a abstinência.
Contudo, a abstinência deve ser nossa primeira escolha por amor a Deus e por respeito a nosso corpo e ao corpo do outro – e não apenas por medo de engravidar ou medo de usar um método abortivo.
Como você deve ter reparado, tudo o que estou colocando aqui vem acompanhado de “minha opinião” ou “o que tenho paz em minha consciência para dizer”. Digo isso porque, para algumas pessoas, não importa o quanto elas estudem, pesquisem, ouçam as bases científicas e bíblicas, elas vão continuar acreditando que determinados métodos são abortivos. Se alguém tem convicção pessoal de que determinado método interrompe o desenvolvimento depois da fecundação, essa pessoa não deve usar esse método, pois agir contra nossa consciência, quer ela corresponda à realidade ou não, é pecado para aquele que age desse modo. Por isso é tão importante buscar auxílio, direção, clareza e sabedoria do Espírito constantemente, para que nossa consciência esteja cada vez mais em sintonia com aquilo que Deus sabe que é correto.
Espero que tenha esclarecido, e não confundido, kkk.
Envie o link do vídeo quando quiser, e vamos conversando 🙂
Até a próxima!
Kisses,
Su