Hello, A.! Sua pergunta é superimportante! Quando estamos com raiva, não podemos fazer a primeira coisa que nos vem à cabeça. Aqui vão algumas dicas para aqueles dias em que o relacionamento com seus pais ficar complicado:
1. Escolha o que vale a pena discutir e o que é menos importante. Às vezes, quando a gente quer conversar com os pais sobre coisas grandes, não consegue porque o relacionamento já está desgastado por causa de coisas menores. Analise sua situação e veja se dá para engolir alguns sapos de vez em quando. Isso não significa que você precisa mudar de opinião. Significa ouvir e tentar entender a opinião de seus pais com o objetivo de melhorar o relacionamento. Uma relação melhor tem mais diálogo. Você abre mão de algumas coisas, mas ganha outras.
2. Se você precisar dizer algo a seus pais, mas estiver sentindo raiva, feche-se no seu quarto e escreva uma carta para eles. Quem sabe pode ser mais fácil expressar por escrito como você está se sentindo. Explique o que está chateando você no relacionamento com eles. Seja sincera e peça para Deus te dar as palavras certas. Se quiser, peça para seu pai/sua mãe responder por escrito também. Essa correspondência pode ser uma forma de vocês tratarem de algumas questões com calma enquanto não conseguem dialogar.
3. Lembre-se que honrar os pais é uma instrução clara que Deus deu para a gente viver melhor, e não para nos atormentar. Não significa concordar com tudo. Significa, entre outras coisas, expressar suas opiniões com calma e clareza, sem barraco. Também significa respeitar as decisões finais de seus pais, até mesmo aquelas que parecem muito esquisitas ou totalmente injustas.
4. Converse muuuito com Deus sobre tudo isso. Ele conhece o seu coração e o coração de seu pai e de sua mãe e pode ajudar vocês a conviver melhor.
5. Ah, e fique de olhos bem abertos. Talvez demore um pouco e seja difícil de enxergar no começo, mas Deus com certeza vai responder suas orações no tempo certo e do jeito certo!
Kisses,
Su