Hello, D.! Vou confessar para você que eu também não sou muito fã de orar em público. E, na verdade, não tem nada de errado com isso. Em momento nenhum a Bíblia diz que todos os cristãos precisam saber orar em público, ou que isso é fundamental para a vida com Deus. Algumas pessoas receberam esse dom, e ele deve ser usado para a edificação da igreja. Cada um tem suas aptidões, e nem sempre elas incluem falar/orar em voz alta. Portanto, meu primeiro conselho é que, se lhe pedirem para orar em público, diga que você prefere não fazer isso. Mesmo numa reunião de oração, você não é obrigada a orar em voz alta. Deus conhece seu coração e ele ouve suas orações silenciosas.
Agora, se você tem o forte desejo de orar em público, mas não consegue, existem algumas coisas que pode fazer.
Primeiro e mais importante de tudo: você está orando para Deus, e não para impressionar outras pessoas. Não importa nem um pouquinho o que outros vão pensar de sua oração. Importa o que está em seu coração quando você fala com Deus.
Segundo, não complique. Não pense em enfeitar a oração, procurar palavras que geralmente você não usa, juntar dez nomes diferentes para Deus, etc. Fale com Deus exatamente como fala com alguém que você ama e respeita. Use frases simples e faça orações curtas. Por exemplo, se você vai orar por uma pessoa doente: “Muito obrigada, Deus, pela vida da (nome da pessoa). Por favor, dê forças, paciência e alívio para ela. Se for seu plano ela, também dê cura total. Obrigada por que o Senhor nos ouve e atende de acordo com sua vontade. Oro em nome de Jesus. Amém”.
Terceiro, se você for convidada com antecedência para orar, escreva a oração num papel e leia. Não existe nenhuma lei que proíba você de ler uma oração. Aliás, isso é sinal de que você deu importância a essa tarefa e se preparou para ela! Conheço pastores que escrevem as orações que fazem de púlpito. Muitas vezes, são bem legais, pois foram pensadas com calma, e não feitas “de improviso”.
Quarto, entenda que, alguns dias, você simplesmente não está preparada para orar em público. Quando eu estou muito cansada, por exemplo, prefiro orar em silêncio. Respeite isso em você e peça que outros respeitem também.
Para terminar, dependa inteiramente de Deus. Se ele quiser que você ore em público, as palavras certas virão dele!
E, sempre que quiser conversar, estamos aqui!
Kisses,
Su