Hello, T.! Seja muito bem-vinda aqui no blog!
Sinto muito que você esteja vivendo essa situação tão difícil. Na verdade, essas coisas teriam que ser conversadas com calma, para chegar a um acordo entre você e seus familiares. Você já tentou falar com sua mãe e explicar de modo respeitoso o seu lado da história? Já pediu perdão por ter feito algo que ela considerou errado? Mesmo que você esteja com a razão, um pedido de perdão por ter magoado a outra pessoa é sempre um bom começo para abrir um diálogo. Pense nisso. Considere a possibilidade de tentar conversar com ela.
Concordo plenamente que você não deve ir à igreja só para tentar agradar outros e melhorar sua situação. Isso seria fingimento mesmo. E, como você disse, algumas igrejas acabam fechando a cabeça das pessoas e focalizando só aparência certa, seguir uma lista de regras, etc. Isso não é ser cristão de verdade. Nem todas as igrejas são desse jeito e muitos cristãos não pensam dessa forma bitolada, mas, infelizmente, muitos seguem esse caminho.
É importante você entender que ser cristão de verdade não é, acima de tudo uma questão de comportamento. É uma questão de relacionamento pessoal com Deus. E, para ter esse relacionamento com Deus você não precisa ir à igreja da sua família.
Estou lhe dizendo isso porque, nessa situação complicada em que você se encontra, Deus pode ajudar você imensamente. Meu conselho, portanto, é que você fale com Ele. Não se preocupe com coisas de religião, de igreja, etc. Apenas converse com ele como você conversaria com sua/seu melhor amiga(o). Conte tudo o que está acontecendo, as imposições de sua família e os sentimentos e pensamentos que você tem sobre isso. Desabafo total! Não tenha medo de falar com Deus, pois ele gosta muito de nos ouvir. No começo, é meio esquisito falar com alguém que a gente não vê, ou nem tem certeza se existe. Mais saiba que ele está aí com você, atento e interessado em ajudar.
Então, peça para ele mostrar o que você pode ou precisa fazer. Se existe alguma mudança a realizar, como dialogar com sua família (como propus acima), enfim, como melhorar sua situação. Deus pode mudar o coração da sua mãe e da sua tia para tirar você desse esquema, e/ou pode mudar o seu coração para que você tenha paciência e perseverança enquanto as circunstâncias não se alteram.
Quando pedimos ajuda de Deus com disposição de seguir o que ele mostra, ele nos atende de maneiras incríveis. Se você ainda não tem costume de conversar desse jeito com Deus, veja aqui: https://depapocomasu.blog.br/deus/2018/01/a-coisa-mais-importante-que-voce-precisa-saber/
Além disso, é muito legal você ler as muitas coisas que Deus deixou escritas para você na Bíblia. Eu gosto especialmente do livro de Salmos. Você pode ler online aqui:
https://www.bibliaonline.com.br/nvt/sl/46
Faça essa experiência. Fale com Deus e, se possível, procure conversar tranquilamente com sua família também. E, se quiser, volte para conversarmos mais. Você não está sozinha em sua dificuldade!
Até a próxima!
Kisses,
Su
Ah, aproveite e veja estes posts cheios de dicas para conversar com sua família. Quem sabe algumas dessas ideias podem ajudar você: