Pergunta:

Resposta da Sú:

Hello de novo, L.! rsrs
Minha sugestão é que você comece preparando um currículo. Há um milhão de conselhos a esse respeito online. Inclua o que você falou, sobre sua aptidão para escrita e relacionamentos.

Faça várias cópias desse currículo e distribua em lugares que você teria interesse e/ou aptidão para trabalhar. Pense em áreas ligadas aos cursos que você fez. E, se você não tem um curso profissionalizante específico, pode ser boa ideia inscrever-se em um. Fiz uma pesquisa rápida e há vários cursos do SENAC e de outras escolas técnicas em sua cidade. Vale pesquisar.

Além disso, como devo ter comentado com você, pode ser interessante fazer um teste vocacional para direcionar seus esforços e recursos de modo mais objetivo.

Também é importante levar em conta quais são suas razões para procurar um emprego. Se é uma questão apenas de ter sua própria renda, não dá para ser muito seletiva. É aceitar o que tiver para fazer, pelo menos nesse estágio inicial.
Por fim, como já lhe falei, o trabalho voluntário é um excelente começo, pois ajuda você a formar disciplina de horários, atitude de serviço, aptidão para convívio com outros, fazer contatos com outros (que podem até gerar serviços pagos) e mil outros benefícios – entre eles, tirar o foco de si mesma e voltá-lo para outros.

Aliás, esse é um dos segredos para ouvir mais e falar menos. Quando pensamos demais em nós mesmas, falamos demais sobre nós mesmas. É natural. Às vezes, também falamos sobre assuntos interessantes para nós (mas talvez não para outros, ou no momento errado) quando nos sentimos inseguras e queremos mostrar que sabemos algo.

Quanto mais você se voltar para outros, buscando os interesses deles antes dos seus e pedindo a Deus uma atitude de serviço, mais naturalmente você terá capacidade de ouvi-los. E saiba que Deus lhe dará oportunidades de discutir assuntos mais profundos com as pessoas certas, que estão realmente interessadas em conversar – no contexto apropriado, sem ser inconveniente. Ele proverá para que suas discussões sejam edificantes para outros e para você também. Digo isso por experiência própria 🙂
Que Deus dirija você nesse próximo passo de sua vida, amiga!

 

Kisses,

Su

Envie também sua pergunta para a Su!

Para enviar uma pergunta para a Su é só preencher o formulário. Fique tranquila! Não revelaremos o seu nome ou e-mail.