Hello, L.! Essa questão de ser mais positiva, porém realista, juntamente com sua dúvida anterior sobre como ser mais amável em relação a outros e aceitá-los, fazem parte do processo de santificação, ou seja, de aprender aos poucos a ver as pessoas e o mundo com os “óculos” de Deus. Não existe uma fórmula para isso. Nossa cultura de autoajuda nos leva a imaginar que se dermos 10 passos ou fizermos 3 mudanças, etc., conseguiremos nos transformar. Como conversamos em outras ocasiões, não é assim que funciona. O que é preciso acontecer é um processo contínuo em que, com a ajuda de outros cristãos sérios e maduros e, muitas vezes, com a ajuda de profissionais qualificados, Deus vai nos ensinando a enxergar situações e pessoas e interagir com elas à semelhança de Cristo. Não tem fórmula. Tem trabalho diário de estudar a Bíblia, orar, fazer terapia, aplicar pequenas mudanças de cada vez.
Uma medida prática que você pode tomar é fazer “jejum de notícias”. Não fique se expondo a uma avalanche de tragédias na internet e na tv. Isso não é ser alienada, mas sim, ser realista no sentido de que não adianta ficar sabendo de coisas que não podemos mudar.
Além disso, se alguém começar com um assunto desse tipo, diga que você não quer ouvir. Se não adiantar, peça licença educadamente e saia de perto da pessoa. Se você já tentou alertar/aconselhar uma ou duas vezes e não funcionou, não tente outra vez. Sempre que a conversa tomar um rumo esquisito, tente mudar de assunto ou, sempre que possível, afaste-se da pessoa. E, se não tiver para onde correr, simplesmente desligue-se do assunto. Pense em outras coisas, memorize versículos para recitá-los mentalmente nessas horas e fique na sua. É importante você entender que nós não mudamos ninguém. Podemos até falar e aconselhar, mas, em última análise, quem muda a pessoa é Deus – em conjunto com decisões dela.
Até mais!
Kisses,
Su