Pergunta:

Resposta da Sú:

Hello, F.! Tudo bem por aqui. Já estava com saudades 🙂

Entendo perfeitamente o seu desejo de se sentir mais livre e também de fazer uma atividade física. Aliás, você tem razão: essa história de ficar na frente do computador e do celular o dia inteiro não é legal! Em minha opinião, você pode tentar fazer duas negociações, uma com sua mãe e outra com seu avô. Pode ser uma oportunidade de mostrar que você é responsável e madura e, portanto, digna de mais confiança e liberdade.

Para começar, converse com sua mãe e proponha um plano para sua atividade física. Por exemplo: “Gostaria de caminhar no horário tal na praça tal ou no parque tal, onde tem movimento e segurança. Eu sei que você se preocupa com meu bem-estar, mas não está sendo saudável ficar em casa, sem poder sair”. Procure entender o lado dela de que uma cidade grande pode mesmo ser perigosa para você andar sozinha por aí sem rumo. Definir um local e um horário pode dar à sua mãe uma sensação maior se segurança. Pense num local que tenha um posto de polícia por perto, por exemplo. Ou que tenha um bom movimento de pedestres, lojas, etc. E, por fim, ofereça-se para fazer algo em troca dessa liberdade. Por exemplo: “Para cada hora de caminhada, eu me comprometo a estudar uma hora a mais”, ou algo do gênero.  Assim, sua mãe vai ver que é possível você ter atividade física e se concentrar nos seus estudos. Aliás, atividade física pode melhorar sua concentração nos estudos!

E quanto aos patins, antes de pedir para seu avô, é importante ter certeza de que seus pais vão deixá-la usar – senão seu avô vai desperdiçar dinheiro, concorda?  Assim como a negociação com sua mãe, você pode propor ao seu avô de fazer alguma coisa por ele em troca desses patins – tipo, algumas tarefas domésticas ou ajudá-lo com algum serviço. Pergunte para ele o que você poderia fazer para “pagar” por isso. Assim, você não vai ser interesseira e também vai mostrar responsabilidade.

Sua questão é muito válida, amiga, e Deus sabe disso. Converse com ele e peça para ter criatividade e flexibilidade para encontrar soluções. A ideias dos patins é legal, mas pode ser que Deus te dê uma ideia ainda melhor!

E, sempre que quiser, passe aqui para contar como estão as coisas! : )

Até a próxima!

 

Kisses,

Su

Envie também sua pergunta para a Su!

Para enviar uma pergunta para a Su é só preencher o formulário. Fique tranquila! Não revelaremos o seu nome ou e-mail.