Querida A., pelo que você descreve, você parece ter uma personalidade ansiosa ou estar sofrendo de um transtorno de ansiedade. Existem várias alternativas para lidar com essas questões. Eu sei que as pessoas costumam dizer que ansiedade é falta de fé e que você “só” precisa colocar tudo nas mãos de Deus e descansar. Mas não é tão simples assim. Em minha opinião, a instrução bíblica para não andarmos continuamente ansiosos (Fp 4.6; note que o versículo não diz “não fiquem ansiosos”, pois Deus sabe que vamos ter momentos ansiedade, sim, rsrs) significa que Deus nos dá recursos externos para lidarmos com essa ansiedade. A meu ver, seria bem interessante você buscar a ajuda de um conselheiro ou psicólogo para descobrir a causa dessa ansiedade e tratá-la. Você pode começar sua busca indo a um clínico geral do SUS ou de seu plano de saúde para explicar como você se sente. Ele pode encaminhá-la para um profissional especializado. Alguns casos de ansiedade também são relacionados a alterações nos elementos químicos de seu cérebro e, portanto, têm remédios que ajudam bastante.
Por fim, pode ser que você se beneficie de exercícios de meditação e relaxamento. Reserve um tempo diariamente (uns 10 minutos para começar) para ficar a sós com Deus. Sente-se em uma posição confortável, feche os olhos e preste atenção em sua respiração. Não precisa fazer nada – apenas concentre-se no ar que entra e sai. Se seus pensamentos divagarem, não se preocupe. Apenas volte a prestar atenção em seu corpo. Para relaxar, deite-se e preste atenção no contato de seu corpo com a cama, na sensação de peso, na forma como os músculos vão ficando menos tensos. E volte a concentrar-se na respiração. Você talvez não perceba resultados de imediato, mas com o tempo esses exercícios também ajudam bastante. Se quiser mais ideias, dê uma espiada aqui: https://mindfulnessbrasil.com/o-que-e-mindfulness/o-que-e-mindfulness/.
E, ao longo do dia, quando você notar que está ficando tensa, feche os olhos por alguns segundos, respire fundo e procure se concentrar no momento presente e pedir ajuda a Deus para aquele instante. Faça isso antes de chegar ao estágio de arrancar os cabelos J
Converse com Deus sobre essas ideias e peça para ele mostrar claramente como ele quer ajudar você a lidar com essa ansiedade. Ele gosta muito de nos guiar para uma vida mais livre, de maior confiança nele, mas isso é um processo. Leva tempo e exige paciência e persistência – e, muitas vezes, a ajuda de outros.
Por fim, quem sabe seria bom conversar novamente com seus pais (com muuuuita calma e serenidade) sobre esse problema com seu irmão. Se eles não estão dando conta de educá-la, eles também precisam da ajuda de outras pessoas. Peça para Deus mostrar o caminho para eles também.
E, sempre que quiser desabafar e trocar uma ideia, é só aparecer aqui!
Kisses,
Su