Hello, S.! Entendo o que você diz sobre a psicóloga. Agora, se você não está conseguindo se abrir e falar sobre o que gostaria, dificilmente vai ver resultados. Em minha opinião, você tem pelo menos duas questões para considerar:
1. É um equívoco bastante comum nos meios cristãos imaginar que damos bom testemunho quando escondemos nossas lutas e fraquezas dos não cristãos. A Bíblia deixa claro, porém, que o poder de Deus se manifesta em nossa fraqueza, para que a gente não receba glória, mas sim Deus (leia 2Coríntios 12). Também é fato que o evangelho é transmitido a outros em meio a nossa fragilidade para que a força de Deus fique evidente (veja 2Coríntios 4.7). Portanto, uma opção que você tem é se abrir completamente para a psicóloga, revelando suas fragilidades e crendo que Deus as usará para glorificar o nome dele. Eu fiz terapia com uma pessoa não cristã durante vários anos. Contei para ela as coisas mais “vergonhosas” e “cabeludas” que você possa imaginar, kkk. E tenho certeza de que Deus usou isso para glória dele, pois a psicóloga viu a cura que Deus realizou em mim ao longo dos anos.
Além disso, é super válido você chegar para sua psicóloga e dizer quais assuntos a interessam e quais você acha que não fazem diferença. Quem sabe ela explicará o motivo de perguntar sobre essas questões que lhe parecem menos importantes. Terapia só funciona se houver abertura, transparência e confiança mútua.
2. Agora, se você realmente sentir que não está conseguindo ter essa transparência e abertura com sua terapeuta, pode ser boa ideia procurar uma psicóloga cristã com quem você se sinta à vontade para ser mais franca e honesta. Você pode encontrar profissionais cristãos sérios no site do CPPC – Corpo de Psicólogos e Psiquiatras Cristãos: https://cppc.org.br/lista-associados
Ah, e quanto ao medicamento, eu conheço alguém que toma escitalopram, mas que só tem bons resultados com o remédio original (Lexapro), e não com o genérico. Isso é algo para você considerar e falar com o psiquiatra que faz seu acompanhamento.
Converse com Deus e peça direção
clara dele a esse respeito dessas questões. Ele é o maior interessado em
mostrar os auxílios que ele já preparou para você 🙂 Confie na bondade, na misericórdia
e na graça dele!
Até a próxima!
Kisses,
Su