Hello, L.! Imagino o quanto essa questão está deixando você triste e abalada em sua fé. Eu acho que não é muito sábio as pessoas saírem por aí falando de um assunto tão complexo quanto predestinação como quem comenta sobre futebol, kkk. Essa é uma discussão que precisa de um contexot mais amplo.
A primeira coisa importante que você precisa entender é que Deus quer que todos sejam salvos. Ele tem um amor indescritivelmente grande e profundo por todos os seres humanos que ele criou e não quer que ninguém passe a vida aqui na terra e a eternidade longe dele. Em 1Timóteo diz assim: “[Deus] quer que todos sejam salvos e venham a conhecer a verdade. Pois existe um só Deus e uma só pessoa que une Deus com os seres humanos—o ser humano Cristo Jesus, que deu a sua vida para que todos fiquem livres dos seus pecados. Esta foi a prova, dada no tempo certo, de que Deus quer que todos sejam salvos”. Não poderia ser mais claro, né?
A gente pode dizer que, de certa forma, todos são “predestinados”, isto é, escolhidos por Deus para se relacionar com ele. Agora, também é importante entender que algumas pessoas não querem saber de Deus de jeito nenhum. Elas o rejeitam repetidamente aqui na terra e não querem passar a eternidade com ele. Deus, que sabe todas as coisas do presente, do passado e do futuro, tem consciência disso.
Falando em termos bem simples (como eu disse, esse é um assunto complexo), ninguém vai passar a eternidade longe de Deus por acidente (vida eterna não é uma coisa aleatória, um “sorteio” ou qualquer coisa do tipo).
Existe um mix de chamado de Deus pela graça, falando ao nosso coração, e de liberdade nossa de aceitar ou rejeitar esse chamado. Vários estudiosos da Bíblia encontraram diferentes maneiras de explicar e falar sobre esse mix, e os detalhes gerararam uma porção de opiniões diferentes. Mas, o mais básico, que cada um de nós precisa saber com certeza, é que Deus ama todos nós e deseja que todos nós estejamos perto dele. A gente não pode ficar tirando conclusões precipitadas com nossa visão humana super limitada (tipo, “Ah, esse é escolhido/predestinado. Esse não é…”.). Isso é perigoso. Só Deus sabe como ele vai trabalhar no coração de cada pessoa e como cada pessoa vai interagir com essa obra dele em seu interior.
Portanto, minha amiga, volte ao que você já sabe e que você declarou tão acertadamente: “Em Jesus, Deus se revelou supremamente misericordioso e bondoso”. Não existem respostas humanas simples/fáceis para essa questão. Mas, quando nós trazemos nossos questionamentos para Deus, ele tem um jeito muito especial de responder para cada uma de nós, de acordo com o que precisamos saber. De forma espiritual, portanto, Jesus está ao seu lado para lhe explicar o que ele considerar necessário para fortalecer sua fé e dar paz ao seu coração neste momento 🙂
E, quanto mais tempo você gastar procurando conhecê-lo melhor, mais você verá que o amor, a graça, a bondade, o perdão e a misericórdia dele superam qualquer possível teoria ou explicação humana. Continue a buscar direção de Deus em meio a suas dúvidas. Continue a perguntar. Você verá Deus se revelar de novas maneiras e descobrirá ajuda dele para compartilhar esse amor com outros também, para trazer paz ao seu coração e ao coração deles. Confie nisso!
E, se quiser continuar essa conversa ou falar sobre qualquer outro assunto, estamos à disposição!
Até a próxima!
Kisses,
Su