Hello, G.! Sinto muito que você esteja com problemas de fofoca em sua igreja. É uma coisa que entristece o coração de Deus. A primeira coisa a fazer, portanto, é conversar com Ele. Peça para Deus agir em sua igreja, falar ao coração das pessoas envolvidas e trazer mudanças.
Segundo, faça uma autoavaliação para ter certeza de que você não é parte do problema. Fofoca é uma coisa suuuuper fácil de a gente se envolver (falo por experiência própria), então, é preciso ficar atenta e pedir para Deus mostrar se ele precisa trabalhar algo seu vida.
Terceiro, se você está sendo alvo de fofocas, tipo, se as pessoas estão falando de sua vida, com muita oração e muita calma, procure essas pessoas e converse com elas. Procure saber o que está acontecendo e peça para elas falarem diretamente com você caso tenham algo a dizer, em vez de falar de você para outros.
Quarto, se essa conversa não der resultado e as pessoas continuarem a fazer fofoca a seu respeito, procure alguém da liderança e conte o que está acontecendo. Diga que você já tentou conversar com as pessoas, mas não resolveu. Mesmo que a fofoca não envolva você, se é algo que está correndo solto e você está vendo, fale com alguém da liderança – não para acusar/condenar ninguém, mas para dizer que isso está incomodando seu coração.
Por fim, se a fofoca é um problema generalizado e se não existe interesse de ninguém em tratar disso, considere procurar outra igreja. Infelizmente, toda igreja terá pelo menos um pouquinho de fofoca aqui e ali de vez em quando, mas algumas igrejas são mais preocupadas em tratar desse problema. Portanto, se as coisas chegarem ao ponto de você ter dificuldade de adorar a Deus, aprender da Palavra e ter comunhão com outros por causa disso, peça direção de Deus sobre a possibilidade de buscar outra comunidade de fé.
Lembre-se de que Deus é o maior interessado em ajudar você com esse problema. Ele quer que todos nós cristãos, membros da família dele, tenhamos relacionamentos de sinceridade, honestidade, sem fofoca. Confie no cuidado e na direção dele!
Até a próxima!
Kisses,
Su