Um (a) amigo (a) de verdade é aquela pessoa que quer o seu bem, respeita sua individualidade e sabe falar a verdade sem ofender. Ele ou ela jamais insistirá para você fazer algo que pode destrui-la ou colocá-la em situações perigosas, como consumir ou traficar drogas, cabular aula, sair com uma galera da pesada, transar escondida de seus pais… Não, um amigo (a) não induz o outro ao mal ou à autodestruição.
Um (a) amigo (a) de verdade sabe ouvir sim e não de sua parte, pois entende que você tem ideias próprias. Do mesmo modo, é aquela pessoa que tem liberdade para concordar e discordar de você sem que se sinta pressionado (a) para agradar-lhe. Se alguém faz
chantagem e “fica de mal” sempre que não fazem o que ele (a) quer, essa pessoa não é um amigo (a) de verdade. Depois, leia este artigo aqui: Bajulação? Eca!
Um (a) amigo (a) de verdade não coloca você para baixo com palavras grosseiras, críticas constantes ou bullying. É grande a diferença entre dizer: “Bru, percebi que você veio com o uniforme amassado e o cabelo desarrumado. Aconteceu alguma coisa?” e
dizer: “Aff, Bruna, você está uma bruxa hoje. Como você é sem noção. Vou passar o intervalo com a turma da Bia! Desse jeito, você me queima!”.
Um (a) amigo (a) de verdade gosta de você do jeito que você é e não exige “provas de amizade”. Ele ou ela sabe que a regra de ouro é o que melhor define a postura de um verdadeiro amigo: “Amar o próximo como a si mesmo (Mt 22.37-39)”.
Você também vai gostar de ler:
Briguei com minha melhor amiga. E agora?
Dificuldade para fazer amigos
Pressionada a fazer algo só para se enturmar? Cai fora!