Hello, E.! Gostei de sua pergunta. Sabe que essa é uma área na qual eu também tenho dificuldade? Quando vemos algo errado, queremos logo consertar a situação ou ficamos tão indignadas que nos estressamos um monte (o que, na maioria das vezes, não adianta nada, rs). Aqui vão algumas dicas que tem me ajudado nesse desafio:
- Diante de uma situação errada ou injusta, antes de reagir, faça uma pausa e fale com Deus. Respire beeeeem fundo várias vezes. Se possível, vá para um lugar sossegado (vale se trancar no banheiro) e conte para Deus como você está se sentindo.
- Pergunte para Deus se existe algo que você possa/deva fazer para melhorar a situação. Às vezes, Deus quer usar nossa indignação justa para ajudar outros ou para corrigir algo que está errado no mundo. Isso é muito legal, mas a gente precisa sempre agir com a orientação e com as forças de Deus, e não nossas.
- Entregue a situação nas mãos de Deus quantas vezes for necessário. Se não houver nada construtivo maduro e saudável que você possa fazer com calma, peça para Deus ajudá-la a lidar com sua frustração e sua sensação de impotência. E saiba que ele está no controle e que ele fará o que for necessário.
Deus não é cego para as coisas erradas e injustas, mas ele age no tempo e do jeito dele.
- Seja persistente. Em algumas situações você terá de repetir esses passos várias vezes, até seu coração e sua mente se acalmarem. Faça pausas para respirar e conversar com Deus quantas vezes precisar. Aos poucos ele vai lhe dar forças para fazer o que é certo.
E mesmo que você perca a compostura de vez em quando, não desista. Ter calma, firmeza e confiança em Deus envolve um longo processo de aprendizado – mas vale a pena, pois quanto mais você depender de Deus, mais ele poderá usar sua vida para promover justiça e paz ao seu redor!
Kisses,
Su