“As aparências enganam! ” Você já deve ter ouvido essa frase antes.
Por trás dela, há uma verdade interessante: “Não podemos julgar as pessoas por aquilo que aparentam ser”. Para saber como alguém é de fato, precisamos conhecer, conversar, trocar uma ideia.
Talvez, aquela garota superdiferente que todo mundo acha metida seja alguém muito bacana. Aquele cara meio esquisitão pode ser extremamente legal. E sabe aquele grupinho de “nerds”? É possível que seja uma turma agradável com um monte de coisas bacanas para compartilhar.
Por que raios temos a tendência de criar ideias sobre as pessoas assim tão precipitadamente? Isso sim não é legal!
O novo curta-metragem da Pixar “O primeiro encontro da Riley”, sequência do filme “Divertida Mente”, retrata bem esse assunto.
Se caso você não assistiu, clique no link abaixo e veja o vídeo antes de continuar. Vamos lá, eu te espero.
“Divertida Mente – O primeiro encontro da Riley”
Viu? Genial né?
Então…
Quando o pai vê o “moleque”, já vai fazendo um montão de conclusões. “Hummm… ele veio para um encontro. É um malandro. Quer roubar minha filha. Quer bancar o espertinho…”. E assim, aumenta o clima de tensão. Mas, de repente, ele faz uma pergunta ao garoto:
– “O que você gosta de fazer para se divertir? ”, pergunta o pai.
A pressão continua até que Jordan diz que tocava em uma banda. PLLIIINNNNN!!!!
O quê? A raiva passou. O que aconteceu?
O pai descobriu algo que tinham em comum: Assim como Jordan, ele também tocava em uma banda quando era mais jovem. E mais: descobriu que curtiam o mesmo grupo de rock. No final da história, os dois estão se divertindo e o pai de Riley chega à seguinte conclusão:
– “Jordan é um cara legal! ”.
Sim, essas coisas acontecem.
O vídeo é curto, mas traz uma grande lição: “Dê às pessoas uma oportunidade! ”
Da próxima vez que não for com a cara de alguém, mantenha a calma. Não maltrate e muito menos cometa bullying. Seja legal, não se apresse em julgar. Dê o primeiro passo para iniciar uma conversa.
Quem sabe uma simples pergunta abra a porta para uma grande amizade. Vamos lá, você consegue!
Leia também: