O amor

Especial: Fruto do Espírito

Antes de começar, gostaria de fazer um breve comentário: em nosso artigo chamado “Você pode ser cheia de amor, alegria, paciência, domínio próprio e mais!”, fizemos uma introdução de todo o conteúdo que postaremos aqui no FaithGirlz sobre o “Fruto do Espírito”. Depois dá uma olhadinha lá, deixaremos o hiperlink no rodapé desta página.

Agora, vamos falar sobre o amor!

Em Gálatas 5, o amor é citado pelo apóstolo Paulo como a primeira característica do fruto do Espírito. Mas, o que é fruto do Espírito?

“Fruto do Espírito” foi o modo que Paulo encontrou para exemplificar aos seus amigos gálatas a obra que o Espírito Santo faz na vida de uma pessoa. Contamos mais detalhes sobre o conceito geral do “fruto do Espírito” no primeiro artigo desta série. Quando recebemos Jesus como Salvador e Senhor e vivemos de modo que o agrade, segundo a Palavra de Deus, passamos a ter virtudes como resultado de nossa comunhão com o Pai: uma dessas virtudes é o amor.

O amor como fruto do Espírito não é apenas aquele sentimento bom por pessoas de quem gostamos! Ele vai além! O amor de Deus nos dá capacidade de amar até mesmo quem não é legal, pois é um mandamento, não apenas um sentimento. Ao demonstrá-lo, vivenciamos uma característica do próprio Deus, que ama verdadeiramente, sem esperar nada em troca.

Como sabemos que temos o fruto do Espírito em nós?

Pense em uma árvore… se ela tem folhas verdes, botões e frutos, sabemos que há um fluir de vida nela. Uma pessoa que tem o fruto do Espírito é alguém que realmente produz frutos em sua vida, e não somente fala que os tem. Ou seja: é alguém que vive a Palavra de Deus, e não somente fica de blá…blá… blá. Aliás, é muito feio encontrar uma pessoa que se diz cristão ou cristã, mas prejudica os outros, faz fofocas, só arruma confusão e não é confiável.   

O amor ao próximo é o segundo maior mandamento, seguido de amar a Deus. É o primeiro aspecto da vida de Deus em nós, uma prova de que conhecemos o Pai (1Jo 4.7-8)!

Como demonstramos amor?

Naturalmente, por meio de oportunidades simples do cotidiano, como: ajudar um colega que tem dificuldade em uma matéria, cuidar bem do seu bichinho de estimação; combater o bullying, respeitar os pais e os professores; não depredar ambientes públicos, promover o bem, a amizade e a paz. Em todo lugar podemos demonstrar amor, seja em relação às pessoas ou à natureza.

Se você olhar ao seu redor, verá que sempre existirão formas diferentes de permitir que Deus brilhe através de sua vida e de         manifestar esse fruto tão necessário para o mundo: “o amor”! Que tal começar hoje mesmo a frutificá-lo?

Uma curiosidade:

Este e todos os demais artigos sobre o fruto do Espírito foram inspirados no livro Aprendendo a viver com Jesus, do autor Christopher J. H. Wright, lançado pela Editora Mundo Cristão. Fique ligadinha aqui no FaithGirlz para não perder nenhuma edição. Até lá! 

Todos os trechos bíblicos foram extraídos da Bíblia NVT. Para conhecê-la, click aqui!

Você também vai gostar de ler!

Você pode ser cheia de amor, alegria, paciência, domínio próprio e mais!

Especial Disciplinas espirituais – Mais pertinho de Deus

Adoração e Louvor

Fabrícia Oliveira

Minha primeira formação é em Publicidade e Propaganda, fiz seminário bíblico e atuei como team leader (In Ministry Training – IMT Brasil). Sou casada com Cleiton Oliveira, meu grande amor. Gosto de muitas coisas: viajar, praticar esportes (corrida e artes marciais), cozinhar, pintar ou desenhar, customizar qualquer coisa, ler e visitar lugares da cidade de São Paulo.