Hello, L.! Que bom que você se lembrou de que conversamos anteriormente sobre comunismo aqui (caso você queira reler):
Quanto a heranças, se você pensar com calma, vai se lembrar de que o Antigo Testamento é cheio de referências positivas e instruções sobre herança dadas por Deus ao povo de Israel. Isso porque Deus deu aos israelitas a Terra Prometida, então era importante que cada família e cada tribo de Israel mantivesse as terras que havia recebido do Senhor.
No Novo Testamento, as referências a herança geralmente são para falar de nossa herança espiritual: a salvação que recebemos de Jesus e a vida eterna com ele no céu. Nossa prioridade não deve ser a obtenção e o acúmulo de bens aqui na terra, mas de “tesouros no céu”.
Juntando essas duas coisas, a Bíblia nos mostra que não há nada de errado em deixar herança para os filhos desde que esses bens tenham sido adquiridos de forma justa e legítima. Não podemos aceitar como herança coisas que nossos avós, pais, etc. obtiveram por meio da exploração de outros ou de forma ilegal.
Ao mesmo tempo, o Novo Testamento reforça que nossa vida deve ser governada pelo princípio do amor a Deus e ao próximo. Isso significa que não devemos brigar com parentes por causa de dinheiro, mesmo que tenhamos de abrir de coisas que são nossas por direito. E não devemos trabalhar feito loucos, sem tempo para Deus e para a família, só para acumular patrimônio para deixar de herança para os filhos.
Consideradas essas ressalvas, podemos receber e deixar heranças familiares. Nada de errado com isso. Mas também podemos optar por doar parte dela (ou toda ela) para aqueles que são mais necessitados, conforme Deus nos mostrar sua vontade.
Até a próxima!
Kisses,
Su