Pergunta:

Resposta da Sú:

Hello, M.! Sinto muito que você esteja passando por esse momento difícil com seu namorado. Aqui vão algumas coisas para pensarmos juntas:

1 – Você já foi à ginecologista? Antes de começar sua vida sexual é muuuuito importante fazer uma consulta ginecológica para ver se tudo está ok com seu corpo. Você pode (deve!) contar para a médica essa dificuldade que você está tendo e ela poderá ajudar você a entender se existe alguma causa física.

2 – Muitas vezes, porém, o motivo da dificuldade na primeira relação pode ser algo muito simples: Ainda não é hora! Vocês estão tentando apressar uma coisa para a qual você ainda não está preparada. Da forma que você descreve, parece-me que seu namorado está insistindo, fazendo pressão, e isso só piora as coisas. Antes de poder ter uma boa relação sexual, que dê prazer para vocês dois, é essencial ter intimidade em todas as outras áreas do relacionamento – amizade profunda, companheirismo, intimidade de alma. Entende? Se isso não está presente, é natural essa dificuldade de ter intimidade física. Também tem a ver com o quanto seu namorado está priorizando o seu prazer. Ele faz tudo com muita calma e carinho ou quer logo satisfazer os desejos dele?

3 – É algo muito sério o que você sobre seu namorado colocar a culpa em você! Red flag total, amiga! Isso mostra ignorância e insensibilidade da parte dele nessa questão. Mesmo que ele seja super legal e outros aspectos, nessa questão da vida sexual de vocês, ele está fazendo muito mal em culpá-la.

Minha sugestão é a seguinte: além de fazer uma consulta médica, converse com bastante calma com seu namorado e diga que você quer parar de tentar ter sexo com ele por enquanto (não estabeleça um prazo). Quanto mais vocês tentarem e não conseguirem, pior a situação vai ficar. Portanto, diga que vocês precisam fazer uma pausa. Se seu namoro depende de sexo para sobreviver, é sinal de que já tem algo de errado nesse relacionamento. Portanto, proponha para seu namorado que vocês se dediquem a cultivar mais a amizade, a intimidade de ideias, a realização de atividades juntos (passeios, trabalho voluntário, coisas que não envolvam só contato físico). Isso reduzirá a pressão e preparará sua mente e seu coração para intimidade física mais para frente, sem pressão de prazo.

Se, por acaso, seu namorado não gostar dessa ideia e pressionar você, considere seriamente acabar com esse relacionamento. Um homem que ama você de verdade, que respeita você de verdade, aceita esperar o seu tempo, o seu jeito. Se ele reclamar, você pode ter certeza de que o afeto dele por você não é tão grande assim.

E, mais importante de tudo: converse com Deus sobre isso. Peça para ele abrir seu olhos para tudo de bom que Ele tem para sua vida. Às vezes a gente se contenta com menos, quando Deus tem coisas muito melhores. Confie que Deus ama você e tem bons planos para sua vida!

E, sempre que quiser trocar uma ideia, estamos aqui!

Kisses,

Su