Vamos ao último artigo da série Mulheres inspiradoras! Para ler os posts anteriores, acesse:
Nesta reflexão, vamos observar uma atitude de Rebeca, uma jovem gentil e trabalhadora. Ela tinha disposição de sobra até para ajudar a quem não conhecia. E, por um gesto de simpatia, foi escolhida para ser esposa de Isaque, filho de Abraão e Sara.
Rebeca, uma jovem gentil
Por dentro da história…
A Bíblia diz que Rebeca era muito bonita e estava com idade para se casar. Naquela época, era comum os pais arranjarem casamentos para os filhos, e com Rebeca não foi diferente. Tudo aconteceu quando menos esperava.
Ela estava retirando água de um poço para sua família, algo que deveria fazer todos os dias. Então, um senhor desconhecido se aproximou e lhe pediu água. Na verdade, a intenção do pedido desse desconhecido era receber a resposta de uma promessa que havia feito. Ele era o servo mais antigo de Abraão, o qual lhe fez prometer que arranjaria uma esposa para Isaque, seu filho, entre parentes que moravam em uma terra muito distante.
Algo curioso: Antes de pedir água a Rebeca, o servo de Abraão tinha orado a Deus e pedido um sinal: a moça que desse água a ele e aos seus dez camelos seria a que Deus havia preparado. E dessa forma aconteceu! Ao ouvir o pedido daquele homem, Rebeca e lhe deu água e, prontamente, disse que também daria água aos camelos. Imagine que trabalho! Um camelo pode absorver cerca de 10 litros de água por minuto!
Quando terminou a tarefa, Rebeca ganhou alguns presentes. Foi então que correu para casa e contou aos seus familiares o que havia acontecido. Sua família recebeu aquele servo como hóspede.
O servo não tardou em contar sua missão ao pai e ao irmão de Rebeca. Ele também falou do parentesco de Isaque com aquela família, pois Abraão, seu senhor, era irmão do avô de Rebeca. Explicou que havia feito uma promessa a Abraão de conseguir uma esposa para Isaque. No dia seguinte, quando seus parentes perguntaram se ela estava disposta a ir com aquele servo para outra cidade e casar-se com Isaque, ela aceitou.
A viagem não foi fácil. Eram terras muito distantes, mas, quando chegaram e Isaque e Rebeca se viram pela primeira vez, se apaixonaram, se casaram e tiveram os gêmeos Esaú e Jacó.
3 lições inspiradoras que aprendemos com a atitude de Rebeca:
O contexto do versículo que vamos estudar é justamente o da história que antecede o casamento de Rebeca. Para ler o relato completo, clique neste link: Gênesis, capítulo 24:
Leia o versículo 60:
“Na hora da partida, abençoaram Rebeca, dizendo: ‘Nossa irmã, que você se torne mãe de muitos milhares! Que seus descendentes conquistem as cidades de seus inimigos!’”.
Gênesis 24.60, NVT
1 – Gentileza desperta empatia: Gentileza não é sinal de fragilidade, muito pelo contrário, é uma forma de demonstrar civilidade, elegância, segurança de si e confiança. Uma pessoa gentil sabe conquistar o respeito e a atenção dos outros sem precisar recorrer à agressividade para defender seus interesses. É como a aluna que tem educação para pedir um favor a seus pais ou professores e, por sua cortesia, desperta a consideração deles.
2 – Rebeca tinha disposição para ajudar: Rebeca estava atenta ao que acontecia ao seu redor e demostrava muita disposição para atividades difíceis. Sua força de vontade chamou a atenção daquele visitante e fez com que ele a indicasse para ser esposa de Isaque. É realmente legal quando alguém diz algo positivo sobre nós e não tem vergonha de nos indicar para uma tarefa, um passeio, um trabalho…
3 – Rebeca via além: Quando o homem pediu água, ela viu além, pois percebeu que os camelos também deviam estar com sede. Ela percebeu os detalhes e foi beneficiada com isso. Podemos ser assim também. Dedique tempo para desenvolver essa habilidade e peça a Deus sabedoria para discernir as situações do dia a dia, para agir de forma apropriada.
Você também vai gostar de ler: