Mulheres inspiradoras: “Abigail”

Para ler os dois primeiros artigos da série Mulheres inspiradoras, clique nos links a seguir.

Maria, mãe de Jesus

Ester, uma jovem rainha

Hoje, vamos aprender algo com Abigail, uma mulher inteligente que evitou uma guerra por causa de sua gentileza e sabedoria.   

Abigail, uma mulher pacificadora

Nesta reflexão, vamos observar a atitude de Abigail diante de uma situação muito tensa. Abigail tinha um esposo chamado Nabal, que era um homem rude e perverso em tudo que fazia. Um dia Davi enviou mensageiros até Nabal, para saudá-lo e pedir-lhe que repartisse alguns mantimentos com ele e seus ajudantes. Foi então que Nabal, agindo de forma extremamente grosseira com esses rapazes, ofendeu-os. Ao saber dos insultos, Davi ficou furioso e decidiu se vingar, pois, antes disso, havia sido bondoso com homens que trabalhavam para Nabal, protegendo-os de inimigos.

Um servo contou a Abigail o que aconteceu.

Ao perceber que aquilo poderia resultar em morte e dor, Abigail interveio, separou mantimentos e os levou a Davi e seus ajudantes, pedindo-lhes desculpas e intercedendo para que não houvesse uma batalha. E isso funcionou. Davi comoveu-se, agradeceu a Abigail por seu gesto e desistiu da vingança. Com isso, muitas vidas foram salvas.

Para ler o relato completo, clique neste link: 1Samuel, capítulo 25.

Agora, preste atenção aos versículos 32 e 33:

“Davi respondeu a Abigail: ‘Louvado seja o Senhor, Deus de Israel, que hoje a enviou ao meu encontro! Graças a Deus por seu bom senso! Que você seja abençoada […].’”

1Samuel 25.32-33, NVT

3 lições inspiradoras que aprendemos com a atitude de Abigail:

1 – Abigail era pacificadora: Ela não era o tipo de pessoa que “coloca lenha na fogueira” ou que “pagava para ver” uma confusão. Nada disso! Ela queria paz e foi sábia ao fazer sua parte. Ela pensou em uma saída inteligente: pedir desculpas a Davi e dar alimento a seus ajudantes, agindo com respeito e cordialidade.

Em Provérbios 15.1 está escrito assim: “A resposta gentil desvia o furor, mas a palavra ríspida desperta a ira”. Sim, a gentileza de Abigail fez com quem a raiva de Davi cessasse. A gentileza é como água que apaga o fogo da ira.

Sabe aquele momento em que alguém xinga você? Você tem duas opções: devolver um xingamento pior ou agir com sabedoria e verdadeira esperteza, não entrando na onda.

2 – Abigail era inteligente: A Bíblia fala que Abigail era inteligente (1Sm 25.3). Davi a elogia, dizendo-lhe: “Graças a Deus por seu bom senso” (1Sm 25.33). Sim, as pessoas percebem nossas atitudes: se somos sábias ou ignorantes, inteligentes ou ingênuas, pacificadoras ou briguentas.

Viva de modo a dar bom testemunho de quem você é e do Deus a quem você serve. Suas palavras, seus gestos e seu estilo de vida dizem muito sobre você e sua fé.

3 – Abigail tinha bom senso: Vejamos com mais detalhe essa qualidade de Abigail: ela tinha “bom senso”, ou seja, era cuidadosa, agia adequadamente, era discreta.

Dica: sempre que uma situação desagradável acontecer, não saia fofocando, alarmando, brigando ou causando escândalo. Respire fundo, aja com prudência, busque conselhos com seus pais ou responsáveis, ore a respeito e peça ajuda a Deus. Seu bom senso pode mudar a situação e fazer com que todos — assim como na história de Abigail — terminem glorificando a Deus.  

Vamos seguir estudando a Bíblia juntas, conhecendo mais histórias de mulheres inspiradoras!

Você também vai gostar de ler:

“Anel de ouro em focinho de porco”… Você é assim?