Querida A., o que sua amiga precisa fazer é conversar hoje mesmo com os pais dela (ou adultos responsáveis) e, em seguida, junto com os pais, precisa conversar com a diretoria da escola que deve, então, tomar as medidas necessárias. Pode ser interessante sua amiga conversar com outras alunas desse mesmo professor e ver se ele está fazendo ameaças parecidas para elas. É bem possível que sim. E, se depois disso tudo a escola não tomar providências, sua amiga deve ligar para o número 180, denunciar esse professor e pegar as orientações necessárias com uma equipe especializada em tratar desse tipo de problema. Quanto às ameaças de morte, ela pode procurar a Delegacia da Mulher mais próxima aí em sua cidade e contar o que está acontecendo.
Tudo isso deve ser feito logo, sem enrolação. Enquanto isso, pode ser recomendável que sua amiga falte nas aulas desse professor (se alguém na coordenação da escola criar problema, sua amiga deve dizer claramente por que não está indo nas aulas dele).
Essa questão é muuuuuito séria, e precisa ser tratada como tal. Incentive sua amiga o máximo possível a se posicionar de modo forte. Veja mais sobre isso aqui: http://depapocomasu.blog.br/sexo/2019/01/743/
E se você notar que sua amiga está com medo, pegue o nome do professor, nome da escola, etc. e ligue você mesma para 180.
Fale muito com Deus, peça para ele dar forças para vocês e sejam meninas assertivas, que tomam as providências necessárias para que outras meninas não tenham que passar pela mesma situação!
Coragem para vocês, amiga!
E, sempre que quiser conversar, estamos aqui!
Kisses,
Su