Querida V., fiquei como coração pesado ao ler sua pergunta. Sou filha de pais separados e sei o quanto esse momento é difícil. Posso lhe dizer por experiência própria, porém, que Deus tem um carinho muuuuuito especial por nós nessas horas e cuida de nós como Pai e como Mãe perfeita que ele é! Sempre que bater uma tristeza ou angústia com essa situação, busque refúgio em Deus. Eu lhe garanto que ele nunca vai deixar você na mão!
Quanto a sua dúvida, eu acredito que seria bom você conversar com muita calma e com muita sinceridade com sua mãe e explicar para ela, de um jeito bem respeitoso, mas bem honesto, que você não quer tomar partido de ninguém. O fato de eles terem se separado não é culpa sua e os dois continuam a ser seus pais. Você tem todo direito de se procurar tem um bom relacionamento com os dois (por mais difícil que seja!). Procure deixar claro para sua mãe que o fato de você querer participar do ministério do seu pai não muda em nada seu afeto e respeito por ela. Pelo contrário, você está tomando uma decisão madura de honrar pai e mãe no meio de uma situação super complicada.
Antes de ter essa conversa, peça para Deus lhe dar as palavras e a atitude certa para se expressar de modo tranquilo. Aproveite e peça para Deus trabalhar no coração de sua mãe, para que ela entenda o que você está dizendo. Se você achar que vai ser muito complicado falar, então escreva uma carta para ela explicando o que a gente acabou de conversar. Às vezes por escrito é mais fácil expressar sentimentos e ideias sem perder a calma. Peça para Deus lhe mostrar a melhor opção.
Que o Senhor continue a fortalecer você e mantê-la bem perto do coração dele. E, sempre que precisar de companhia na jornada, é só escrever! Será um prazer continuar a conversa com você!
Kisses,
Su