Pergunta:

Resposta da Sú:

Querida M. E., de fato, essa é uma situação complicada que muitas meninas enfrentam pois, infelizmente, nossa sociedade machista (mesmo dentro da igreja) dá mais importância para a virgindade das meninas que dos meninos.

Em minha opinião, um elemento que faz uma grande diferença nessa história é a atitude de seu namorado em relação a essas experiências dele no passado. Ele conta vantagem disso ou apresenta essa experiência como se fosse uma coisa positiva ou normal? Ou ele pensou melhor e concluiu que teria sido bem melhor se ele houvesse esperado até ter um compromisso para o resto da vida? Ele tem o desejo sincero de fazer as coisas de forma diferente daqui em diante?

Se ele olha para trás e vê que não foi boa ideia ele ter esse nível de intimidade física sem um nível proporcional de compromisso sério, se ele lamenta isso de verdade e pensa de outra forma hoje, vale a pena vocês dois conversarem sobre esse assunto com Deus e pedir que ele intervenha na situação e ajude você a lidar com esse passado. Embora Deus na apague nosso passado da memória, quando nos arrependemos de certas decisões e tomamos o propósito de agir de forma diferente, ele nos ajuda a lidar com as consequências desse passado. Apesar de seu namorado não ser virgem, vocês dois tem a oportunidade, diante de Deus, de começar “do zero”.

E não existe motivo algum para você se sentir inferior, pois as experiências sexuais anteriores não tornam uma pessoa melhor nem pior que a outra. Só trazem mais “bagagem” e consequências, como essas que você estão enfrentando em seu namoro.

Agora, se seu namorado acha que isso tudo é muito natural, que é direito (ou até dever) dos homens  terem mais experiências sexuais que as mulheres, se ele acha importante você ser virgem, mesmo que ele não seja, eu gostaria de sugerir que você repensasse esse namoro, pois essa mentalidade traz consigo uma porção de outras ideias complicadas, que podem tornar seu relacionamento bem difícil mais adiante.

Converse com seu namorado sobre esse assunto e diga como você está se sentindo. Se ele quiser varrer o assunto para debaixo do tapete, ou se ele disser alto do tipo “você é a única mulher da minha vida” e ficar por isso mesmo, eu recomendo que você fale bastante com Deus e peça para ele mostrar se seu namoro tem futuro.

Deus sabe como você está se sentindo e entende todas as implicações dessa situação. Fale com ele, peça direção e esteja disposta a seguir a orientação dele, que sempre tem em mente o nosso bem não só agora, mas para o resto da vida.

Kisses,

Su